IMAGENS DE  27/11/2005 

Porto Alegre-RS

Colorido das árvores

Porto Alegre é uma cidade vibrante, que se reflete também no colorido das árvores em floração, nas diversas estações do ano. Ora são os ipês florindo, ora os jacarandás, os guapuruvus, as acácias e muitas outras espécies. Nesta época do ano, da primavera, as praças estão coloridas por diversas espécies, principalmente pelos jacarandás e guapuruvus.

Veja algumas imagens ilustrativas:  1,   2,   3

Coleções de imagens de diferentes espécies de árvores podem ser conferidas aqui

Ressurge a cúpula da Catedral Metropolitana

Após vários meses de reforma, está ressurgindo, renovada e com outra cor (vermelha) a cúpula da Catedral Metropolitana, que é uma das maiores e mais bonitas do mundo. 

Veja imagem ilustrativa:  1

Confira, também, matéria a respeito, estampada hoje (29/11/2005) no jornal Zero Hora

IMAGENS DE  23/03/2005 

Porto Alegre-RS

Porto Alegre está em festa, porque está completando 233 anos de existência. Parabéns, para a nossa capital da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

E para homenagear esta peculiar capital dos gaúchos, apresentamos a seguir algumas fotos, de uma amostra de mais de 5 mil fotos publicadas nesse site, nos últimos 5 anos. A amostra completa poderá ser vista a partir de hoje no saguão da Escola de Administração da UFRGS. São fotos peculiares, de professor universitário por profissão e fotógrafo amador por hobby em  fins-de-semana, observando e documentando cidades por diferentes aspectos e pontos de vista. A amostra de fotos é mostrada com muito orgulho e satisfação, por um fã da cidade, da terra gaúcha, e dos municípios brasileiros em geral.

Qualquer homenagem à cidade de Porto Alegre deve começar lembrando nosso poeta maior Mário Quintana, que amou e cantou a capital da província de São Pedro  provavelmente como ninguém, com a inesquecível poesia "O Mapa". 

Seguem algumas imagens ilustrativas da mostra de fotos sobre Porto Alegre, em exposição no saguão da Escola de Administração da UFRGS:

 

 

Porto Alegre?

é surpreendente e fascinante em cada canto, porque

- ainda tem um ar e cheiro de província,

- árvores que florescem o ano inteiro,

- pessoas de várias etnias, falantes e hospitaleiras,

capazes de defender aguerridamente seus territórios e suas idéias,

e de tomar animadamente um chopp em tantas esquinas, ruas e lugares boêmios, como no tempo do Lupicínio.

Sim, ela tem uma Orquestra Sinfônica, um time de futebol campeão do mundo. Foi e é berço de escritores geniais como Érico Veríssimo e Mário Quintana; de pintores como Aldo Locatelli; de arquitetos como Theo Wiederspahn; e de muitos outros médicos, advogados e engenheiros notáveis, empreendedores varando o mundo, políticos influentes, pesquisadores reconhecidos mundialmente, e Universidades que se destacam em todo lugar.

Também tem uma praça da matriz na parte alta do seu centro, onde se reúnem e localizam os diveros poderes; dali se descortina uma vista magnífica para o Lago Guaíba, já elogiada por Saint Hilaire na sua passagem pela vila em 1821. Também tem uma Usina do Gasômetro, um Teatro São Pedro, um Palácio Piratini, uma catedral monumental, grandes estádios de futebol, inúmeros monumentos a heróis do passado, e ao símbolo maior da terra: o Laçador. Também têm praias, parques, e muito verde.

Porto Alegre é uma cidade altaneira, acolhedora, multicultural, competente. É a capital brasileira com melhor qualidade de vida. Aqui é bom de se viver!!

IMAGENS DE  05 a 09/02/2005 

Imbituba-SC

Imbituba constitui um dos municípios do litoral catarinense e brasileiro que mais preserva sua natureza. Possui um importante programa de preservação de baleias da espécie Franca. Também possui um importante porto marítimo, para exportação de produtos da região sul do Brasil, principalmente de carvão mineral. De norte a sul do município, abriga praias de rara beleza, destacando-se as praias de Ibiraquera, do Luz, do Rosa, de Itapirubá e da Vila. Possui, ainda, lagoas de rara beleza, como do Mirim. 

A seguir, veja imagens obtidas na passagem pelo município, durante o período de carnaval:

- da Barra de Ibiraquera:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9

(nesta praia bem tranquila, própria para a prática de esportes como o windsurf, existe um restaurante simples, de nome "Tartaruga", que possui alguns pratos inesquecíveis, como o "camarão a grega"; se passar por lá, não deixe de experimentar)

- do Luz:   1,   2,   3,   4

- da trilha de travessia da praia do Luz até a praia do Rosa:   1,   2,   3

- da praia do Rosa:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7

 =>   Outras informações sobre Imbituba-SC podem ser encontradas => aqui <=

Florianópolis-SC

Esta é a capital do estado de Santa de Catarina e a "ilha da magia" de gaúchos, paulistas, argentinos e muitos outros turistas. Suas dezenas de praias, de diferentes características, e para diferentes estilos de vida e gostos, inspiram um ar mágico, com sua agitação,  luzes refletidas nas ondas do mar, tilintar de pratos de restaurantes, areias claras de praia, ondas de mar ora tranqüilas, ora agitadas. A cada ano, o destino desse turista é o mesmo: praia de Ponta das Canas, lá bem no norte da ilha, de onde se avista uma belíssima enseada do mar, vendo-se ao fundo os contornos das praias de Canasvieiras e Jurerê. Ali a vida é, ainda, relativamente simples e calma, com bons restaurantes, e uma praia que mais parece uma lagoa, com dezenas de barcos estacionados, como se fosse numa praia da França ou Itália. A praia está mais urbanizada, agora até que tem algumas calçadas para pedestres (coisa rara pelas praias dali). Também pudera: é a praia de gente importante... Para quem quiser agitação, logo ao lado fica a praia do tenista Guga e da gurizada, com um bar que move festas durante todo verão, de nome bem sugestivo: "Bar Pirata". E perto dali, também, fica a praia da Lagoinha, que há alguns anos era deserta, contando somente com um hotel de argentinos, e agora se tornou bem movimentada e popular.  

Por fim, uma despedida da ilha não pode prescindir de uma passagem, nem que seja breve, do mais famoso bar da ilha, o "Bar Arante", lá no extremo sul, na praia de Pântano do Sul. Sua inconfundível varanda com vista espetacular para o mar, seus milhares de bilhetes de visitantes de todos os quadrantes da terra (principalmente de gaúchos, argentinos, cariocas e paulistas), seu excelente cardápio de frutos do mar (dizem que a comida é cada ano melhor), e a marca registrada do lugar: a famosa cachacinha do Arante. Desta vez, não pude experimentar, porque já era hora da partida de volta para Porto Alegre, por uma longa jornada de 6 a 7 horas de viagem. Ali se encontra todo tipo de pessoas misturadas: pensadores e pescadores, os que fazem a trilha até a praia de Lagoinha do Leste (por onde se chega por uma longa trilha a pé, ida e volta por sobre um morro da redondeza), guris, executivos, governantes, e aspirantes a governantes (o atual presidente Lula, o ministro Olívio Dutra, e muitas outras personalidades públicas, de todos os matizes políticos, já passaram e até posaram para alguma foto de registro das respectivas passagens por ali). Lendo os bilhetes, pode-se verificar que o lugar reacende paixões, promessas de amor, de fidelidade... os bilhetes fixados nas paredes  parecem ser cartas para o mar ou alguma santa do mar carregar, em barcos imaginários atravessando oceanos, até ao encontro das pessoas ou pessoa endereçada, que geralmente estão ou está ali ao lado mesmo...  em mensagens bem emotivas, de rasgados elogios à natureza, a familiares, a amigos, à dádiva da vida, a Deus... ou mesmo de agradecimento pela simples existência. Como nos dizeres de três singelos bilhetes, que anotei na pressa e por acaso:

- wonderful place! thanks so much for such delicious sea food! with love, from Russa;

- agradeço a Deus todo o instante por você existir, por ser a pessoa que dividirá comigo todos os dias da minha vida. Estar ao seu lado sempre será um presente;

- meu amor: tu és como essa ilha, bela e formosa, por dentro e por fora, por isso te amo muito; e agora vamos embora, que assim entramos para a história.

Revisitar a ilha mágica parece revigorar o espírito e o pensamento por mais um ano. Talvez fosse bom até visitá-la mais frequentemente, como se fora outra extensão da própria residência. De fato, é uma ilha mágica. 

Veja algumas imagens obtidas na passagem por praias da ilha, durante o período de carnaval:

- da praia de Ponta das Canas:  1

- da praia Brava:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11 

- da praia de Pântano do Sul e do Bar Arante:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8

=>  Leia, também, uma crônica sobre a ilha, escrita por Lilian Laranja, clicando aqui

=>   Outras informações sobre Florianópolis-SC podem ser acessadas => aqui <=

IMAGENS DE  22/01/2005: 

PORTO ALEGRE-RS

Tomadas de imagens por todo o território de realização do V Fórum Social Mundial, desde a Praça da Alfândega, passando pela área do cais central, gasômetro, avenida Beira-rio,  Parque Harmonia, Anfiteatro Pôr-do-sol, Parque Marinha, e voltando ao Parque Harmonia, até o centro novamente. Veja últimos dias de preparação do evento, centenas de tendas (com mais de 150 mil m2 de área), escalas de equipamentos de banheiros, contra incêndio e outros, chegada prévia de grupos de jovens (como do Canadá), preocupação com a segurança do evneto e muitos outros aspectos, desse grande evento mundial que irá começar oficialmente dia 26 de janeiro próximo.

1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,   25,   26,   27,   28,   29,   30,   31,   32,   33,   34,   35,   36,   37,   38,   39,   40,   41,   42,   43,   44,   45,   46,   47,   48,   49,   50,   51,   52,   53,   54,   55,   56,   57,   58,   59,   60,   61,   62,   63,   64,   65,   66,   67

Outras informações e imagens do evento realizado entre os dias 26 e 31/01/2005 pode ser acessadas aqui

IMAGENS DE  21/01/2005: 

PORTO ALEGRE-RS

- Novas imagens de preparação do "território do V FSM",  previsto ocorrer no período de 26 a 31 de janeiro de 2005, na orla do Lago Guaíba: veja aqui:    1,   2,   3

Outras informações sobre o Fórum podem ser acessadas em espaço virtual específico;  veja aqui

IMAGENS DE  14 a 17/01/2005: 

NATAL-RN

Natal constitui uma das capitais mais ensolaradas do país. Fica no nordeste do país, e possui cerca de 712 mil habitantes. Suas praias de grande beleza e grandes dunas são procuradas por contingentes crescentes de turistas do exterior, principalmente de  países nórdicos, como a Finlândia, Suécia e outros. Durante a 2a. Guerra Munidal, constituiu importante base de apoio logístico às operações por mar e ar dos exércitos aliados. Na cidade vizinha de Parmamirim está, também, instalada a base de lançamento de foguetes da "Barreira do Inferno". 

A cidade foi fundada em 25/12/1599.  No período de 1633 a 1654, foi ocupada pelos holandeses, que lhe deram o nome de Nova Ambsterdâ. 

Imagens:

- da Feira do bairro Alecrim:    1,   2,   3,   4

- de um restaurante típico:    1,   2

- da praia de Pipa, nas praias do litoral-sul de Natal:    1,   2,   3,   4

- da praia de Ponta Negra, localizada na parte nova da cidade:    1,   2,   3,   4,   5,   6

- da via costeira, perto do centro antigo:   1,   2

- de praias do litoral-norte de Natal (Genipabu e outras):   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15

- do arco de recepção à cidade:   1

- despedida no aeroporto,  em viagem do norte ao sul do país:   1

IMAGENS DE  12/01/2005: 

PORTO ALEGRE-RS

- Preparação do "palco" ou "cenário" de desenvolvimento do V Fórum Social Mundial, previsto ocorrer no período de 26 a 31 de janeiro de 2005, na orla do Lago Guaíba; veja as estruturas (grandes tendas) de lona branca sendo erguidas,  para atender as inúmeras atividades do evento, que prevê receber mais de 150 mil participantes:    1,   2,   3

Outras informações sobre o Fórum podem ser acessadas em espaço virtual específico;  veja aqui

Outras imagens anteriores:

  =>   01 a 12 de 2005

  =>  07 a 12 de 2004

  =>  01 a 06 de 2004

  =>  01 a 31/12/2003

  =>  01/08/2003 a 30/11/2003

  =>  01 a 31/07/2003

  =>  01 a 30/06/2003

  =>  01 a 31/05/2003

  =>  01 a 30/04/2003

  =>  01 a 31/03/2003

  =>  01 a 31/01/2003

  =>  01 a 31/12/2002

  =>  01 a 30/11/2002

  =>  01 a 31/10/2002

  =>  01 a 30/09/2002

  =>  01 a 31/08/2002

  =>  01 a 31/07/2002

  =>  01 a 30/06/2002

  =>  01 a 31/05/2002

  =>  01 a 30/04/2002

  =>  01 a 31/03/2002

  =>   01 a 28/02/2002

  =>   01 a 31/01/2002

  =>   01 a 31/12/2001

  =>   16 a 30/11/2001

  =>   01 a 15/11/2001

  =>   01 a 31/10/2001

  =>   01 a 30/09/2001

  =>  16 a 31/08/2001

  =>   01 a 15/08/2001

  =>   01 a 31/07/2001

  =>   01 a 30/06/2001

  =>   01 a 31/05/2001

  =>   16 a 30/04/2001

  =>   01 a 15/04/2001

  =>   01 a 31/03/2001

  =>   01 a 28/02/2001

  =>   24 a 30/01/2001): veja na seção sobre o Fórum Social Mundial-2001

  =>   01 a 23/01/2001

  =>   09 a 31/12/2000

  =>   10 a 27/11/2000

  =>   dias 04 e 05/11/2000

  =>   03/10/2000 a 03/11/2000

 =>   dia 16/09/2000

 =>   Outras imagens anteriores: veja no site do NUTEP/UFRGS

Webmaster: lrklering@ea.ufrgs.br