IMAGENS DE  30/03/2003: 

PORTO ALEGRE-RS

Tudo pelas emancipações:

Um grupo de representantes de áreas emancipandas do RS partiu de ônibus para Brasília, numa viagem prevista para durar 36hs de ida e outras 36hs de volta, para encontrar outras representações estaduais do Brasil e apoiar a mudança da legislação federal ("emenda 15") referente às emancipações de distritos, devolvendo aos Estados a faculdade de legislar sobre as mesmas. Do grupo fazem parte pessoas de diferentes idades, entusiastas e idealistas das suas comunidades.

Veja parte do grupo, em frente ao ônibus de viagem, antes da partida em frente da Assembléia Legislativa do RS:   1

Paz para o mundo:

No Brasil, com raras excessões, todos são a favor da paz no oriente médio, e contra a guerra declarada pelos EUA e coalizão ao Iraque. O sentimento reflete bastante o modo de ver e viver do povo brasileiro, que é pacífico, conciliador, humilde. Nesses dias de guerra, um sentimento de acomodação e desilusão parece ter tomado conta da população gaúcha e brasileira, frente à realidade. Verificam-se poucas e tímidas manifestações contra a guerra e a favor da paz. Todavia, a tradicional e altaneira "casa do povo" do Rio Grande (Assembléia Legislativa) não poderia calar diante dos fatos, e resolveu tornar pública sua opinião e manifestação, expondo enorme banner com os dizeres: sim à paz:   1

IMAGENS DE  20 a 23/03/2003: 

FLORIANÓPOLIS-SC

Florianópolis situa-se no sul do Brasil; tem origem açoriana; é a capital do Estado de Santa Catarina; e localiza-se numa ilha de mar, com 42 praias, formando uma das geografias mais bonitas do Brasil. Para muitos ( brasileiros, uruguaios e argentinos), constitui um lugar "mágico", onde se deve tirar férias por alguns dias todo ano; nos meses de janeiro e fevereiro, a ilha fica congestionada de tantos turistas; por isso, março constitui um excelente mês para curtir alguns dias finais de verão, nesse lugar realmente paradisíaco, de indescritíveis belezas naturais.

Nas imagens seguintes, confira alguns de muitos lugares realmente bonitos:

a) Praia Brava (também conhecida como "praia do Guga"):   1,   2,   3  4,   5,   6,   7

b) Vista da baía do norte da ilha, a partir da Praia da Ponta das Canas:   1,   2,   3

c) Praia dos Ingleses:   1,   2,   3

d) Praia do Santinho:   1,   2,   3

e) Lagoa da Conceição:   1,   2,   3  4

f) Praia de Pântano do Sul:   1

g) Bar do Arantes, na Praia de Pântano do Sul:   1,   2,   3  4

(o bar-restaurante destaca-se pela peculiaridade da sua cachaça, que oferece como aperitivo de entrada, e pelos milhares de bilhetes pendurados pelas paredes, deixando recados de elogios à receptividade do povo catarinense, à qualidade da comida e ao trabalho dedicado dos garçons do bar; de saudades de pessoas queridas e amores perdidos; de promessas de amizade e fidelidade; de louvor à vida; aos gremistas e colorados, e outros muito mais; os recados constituem um espetáculo à parte, dizem que até o presidente Lula, governadores e autoridades diversas do Brasil deixaram ali recados (políticos))

h) Praia da Armação:   1

i) Ponta das Pedras:   1

j) Praça da Praia de Jurerê Internacional:   1,   2,   3  4

k) Caminho dos Namorados,  da Praia de Jurerê Internacional:   1

l) Casas bonitas da Praia de Jurerê Internacional:   

12,   3,   4  5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12  13,   14,   15,   16,   17,  

 18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,   25,   26,   27,   28,   29,   30,   31,   32,   33,   34

IMAGENS DE  09/03/2003: 

BARÃO-RS

Quando se fala da composição da população do Estado do Rio Grande do Sul (RS), geralmente se mencionam suas principais etnias de origem:  dos alemães, portugueses, africanos, italianos e poloneses. Todavia, existem muitas outras etnias importantes no Estado, como dos judeus, árabes, russos, japoneses, ucranianos e outros. Cada qual contém outras ramificações e surpresas. Assim, "alemães" são constituídos, de fato,  por misturas de descendentes vindos de várias partes da antiga Alemanha, inclusive da região da Prússia e Pomerânea; assim eram chamados os colonos que vieram da Holanda, Suíça, Áustria, França e outros lugares (mas que falavam dialetos do idioma alemão). Tais origens dos colonos que vieram para o Brasil e RS são lembradas pelas denominações de "linhas" ou "picadas", onde foram assentados, e  que existem pelo interior de municípios, como a Linha Francesa Alta e Baixa (em Barão-RS), e Vale Suíço (em São Vendelino-RS). Sem mencionar as inúmeras denominações emprestadas de cidades e regiões de origem, por localidades da região mais italiana do RS, junto ao município de Caxias do Sul-RS.

Desta vez, foi realizado um roteiro de viagem por uma colônia bastante falada, mas pouco conhecida do Vale do Caí: a Linha Francesa Alta, pertencente ao município de Barão-RS. Para chegar lá, recomenda-se ir pela estrada estadual RS-122 (Porto Alegre-Caxias do Sul),  e na altura da localidade de Santa Terezinha (do município de Bom Princípio-RS), entrar e seguir em frente; nestas rotas pelo interior, é necessário ter alguma precaução; muitas vezes chega-se em encruzilhadas sem indicações de rumos; é preciso, então, ter algum feeleing para acertar os caminhos a seguir.

Linha Francesa Alta localiza-se, como o próprio nome diz, numa região alta, do Vale do Caí. Dali se tem vistas deslumbrantes; a população é bastante modesta, mas muito trabalhadora; por ser uma região mais alta do Vale do Caí, as empresas preferem instalar-se em lugares de mais fácil acesso, como em Bom Princípio; por isso, os jovens obrigam-se a geralmente trabalharem "fora", em outros municípios, fato que enfraquece a economia do município de origem dos jovens.

O lugar ainda mantém um ar de "colônia dos velhos tempos", pela simplicidade das pessoas, das coisas e dos costumes. Todavia, todos tem casa boa para morar.

Acompanhe nosso trajeto de viagem, por estas bonitas imagens tomadas das localidades de Linha Francesa Alta e Linha Francesa Baixa.

Imagens do caminho para e da localidade de Linha Francesa Alta:

1,   2,   4,   5,   6,   7,   8,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18

Imagens do caminho para e da localidade de Linha Francesa Baixa:

1,   2,   3,   4,   5,   6

BOM PRINCÍPIO-RS:

Duplicação de fábricas: 

- da Madesa (ramo de móveis):   1

- da Reichert (ramo de calçados):   1

Construção de Escola Municipal e Ginásio de Esportes, na localidade de Morro Tico-tico:   1,   2,   3

Imagens de períodos anteriores no site Wcams:

Webmaster: lrklering@adm.ufrgs.br