IMAGENS DE  25/07/2003: 

PORTO ALEGRE-RS

Uma pequena grande idéia da Escola de Administração da UFRGS: sua EATw 

Nesta 6a. feira de tarde, a Escola de Administração da UFRGS sediou um dos mais importantes eventos da área de segurança pública nacional: uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Agência Regional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) , transmitido ao vivo pela EATw  para outras secretarias de segurança pública do país.

A reunião foi realizada na Escola de Administração porque ela conta com um serviço de webconferência, que usa a estrutura da internet comum, em que o recurso do "videochat" permite transmitir imagens e sons de forma simultânea, a partir de um ponto de internet, e interagir simultaneamente via chat com outros usuários da rede, conectados em qualquer lugar do mundo.

Para a reunião do SENASP, era importante contar com interatividade,  para discutir o tema com outras secretarias de Estados do Brasil. Outrossim, a experiência do RS está sendo pioneira na consolidação de um Sistema Único de Segurança Pública, proposto pelo Governo Federal, que precisa ser disseminada.  Após transmissões ao vivo, a EATw pode disponibilizar as respectivas gravações,  para acessos posteriores na internet, na forma "on demand"..

A reunião contou com a participação de ilustres convidados: do governador do Estado, Germano Rigotto; dos ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos,  e da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro; e foi conduzido pelos secretários Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, e da Justiça e da Segurança do RS, José Otávio Germano. Também contou com a presença do coordenador regional, Júlio César Cônsul, e de outras várias autoridades. Foi utilizada a sala principal de transmissões da Escola de Administração, assim como salas de aula contíguas, com retransmissões ao vivo,  para facilitar o acompanhamento do evento por jornalistas e outros visitantes.

Veja algumas imagens do evento:   1,   2,   3,   4,   5  6  

(autores das fotos: Roger de Jesus Machado e LRK)

Veja, também, o vídeo de reprodução do evento, clicando aqui

A EATw, mais carinhosamente conhecida pela expressão "esta é a nossa TV na Web", foi criada oficialmente na Escola de Administração da UFRGS em maio de 2002, durante a gestão do coordenador da pós-graduação prof. Henrique Freitas, com o propósito de "socializar o conhecimento em administração, através do uso de novas tecnologias de comunicação e interação". Na prática, transmite eventos ao vivo, com a possibilidade de interação síncrona via uso de recurso de videochat, e com acesso posterior ao conteúdo digital gravado, na forma "on demand". Durante seu período de funcionamento (pouco mais de um ano), já foram realizadas várias centenas de transmissões ao vivo, formando um vasto e riquíssimo acervo virtual, que está disponível de forma aberta para o público em geral .

O surgimento desta interessante inovação no meio acadêmico e social  deve-se às próprias restrições orçamentárias da UFRGS, à cultura peculiar da sua Escola de Administração de "mostrar a sua cara e o que faz", e à visão e ao idealismo de professores e técnicos. A idéia original surgiu com a evolução das experiências realizadas pelo professor Luis Roque Klering nesse site Wcams, que sempre teve como referência ou inspiração outro bastante popular nos Estados Unidos (Earthcam), que focaliza ruas de Nova Iorque; durante o ano de 1999,  esse site americano passou a substituir suas webcams por filmadoras, gerando imagens realmente ao vivo. A sensação de acompanhar ao vivo, daqui de Porto Alegre (virtualmente, na própria tela de um microcomputador), uma rua (real) de Nova Iorque, a milhares de kilômetros de distância, era realmente impressionante (ou, por assim dizer, incrível!)

Desta observação, decorreu o seguinte raciocínio: se eles fazem isso por lá, então também também podemos fazer o mesmo por aqui, focalizando ao vivo a Praça da Matriz, o Largo dos Açorianos, o Rio Guaíba e outras paisagens, mostrando ao vivo imagens de Porto Alegre para o mundo inteiro, como numa pequena televisão. Esta idéia levou a uma outra ainda mais fascinante: se era possível focalizar uma rua, então também seria possível focalizar uma sala de aula, e viabilizar a transmissão de aulas e outros eventos acadêmicos (tais como: defesas, entrevistas, palestras, cerimônias) a distância, usando como canal de comunicação a rede de internet. 

Desta forma, foram realizadas inúmeras experiências, até se chegar a um kit básico de transmissões ao vivo. Em 18/05/2001, foi realizada uma experiência pioneira marcante no âmbito da Escola de Administração da UFRGS: uma transmissão ao vivo pela internet de uma defesa de proposta de dissertação, versando justamente sobre o tema da comunicação. Outras transmissões sucessivamente melhores foram realizadas, que culminaram com a criação da EATW em maio de 2002.

O exemplo da EATw, que permite transmitir eventos ao vivo recorrendo ao uso de um simples kit básico de equipamentos (filmadora, placa digitalizadora, microfones, notebook e servidor de videos) é uma solução muito mais barata e flexível que outras soluções baseadas em grandes salas fixas de videoconferência, e que tem ainda, adicionalmente, uma vantagem extraordinária: as transmissões ao vivo e as gravações podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora do mundo. 

A tecnologia de videochat não é complexa, apenas parece romper alguns paradigmas fortemente enraizados; certamente exercerá grande impacto num futuro próximo nas áreas de educação (com a intensificação da modalidade de ensino a distância) e saúde, na política, gestão de cidades, na aproximação de cidadãos, na realização de conferências a distância, na discussão conjunta de projetos e na viabilização de muitas outras soluções. A imagem do videochat parece recuperar uma interessante analogia ilustrativa usada magistralmente por Charlie Chaplin no seu filme "Tempos Modernos",  produzido em 1936,  mostrando uma espécie de "janela" para um presidente de empresa olhar e interagir, a partir de seu escritório, com diversos outros setores da mesma.

A EATw também está se antecipando a um futuro próximo, em que as distâncias entre diferentes pontos do mundo serão cada vez menores, ou até inexistentes. 

Webmaster: lrklering@adm.ufrgs.br