IMAGENS DE  08 e 09/12/2004: 

RIO DE JANEIRO-RJ

Veja algumas imagens da nossa "cidade maravilhosa", capital do Brasil até 1960, que provavelmente possui a mais bonita e charmosa geografia do mundo.

- Hotel Glória, que já hospedou todos os presidentes do Brasil, após sua inauguração:    1

- árvore de natal, iluminada, localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas:   1

- praia de Copacabana, a mais famosa:   1,   2,   3,   4

- vistas panorâmicas, a partir do Heliporto, no morro do Corcovado:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8

- vistas panorâmicas, a partir da plataforma do Cristo Redentor, no morro do Corcovado:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,  10

IMAGENS DE  14/11/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

- Parque Moinhos de Vento:    1,   2,   3

(outras imagens e informações sobre o Parque:  veja aqui)

- Parque da Redenção:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9

(as 3 últimas imagens do Parque da Redenção mostram o "homem do gato" entretendo o público com suas histórias e "esforço para pegar um gato num saco", imitando o miado da espécie; já realiza seu teatro há muitos anos, sempre em lugares bastante movimentados (principalmente no entorno da "rua da praia"), e raros são os curiosos que ainda não conhecem o enredo; mas sempre vale a pena ver de novo; agora tem uma novidade: "seu passe" teria sido comprado por uma empresa fabricante de balas,  bem sucedida no ramo, cuja matriz se situa no município de Lajeado-RS, e que recentemente adquiriu a centenária empresa de chocolates "Neugebauer").

- O prédio do Instituto "Pão dos Pobres" foi construído no período de 1925 a 1930, na área do antigo Arraial da Baronesa do Gravataí (cuja casa foi incendiada em 1875),  no tempo em que o Riacho fazia uma volta por trás da atual construção, formando um extenso polígono com o Rio Guaíba; a área em frente foi aterrada, e o Riacho canalizado, ao longo da atual Av. Ipiranga.  

José Lutzenberger fora diplomado arquiteto na Alemanha, em 1906, e emigrou para o Rio Grande do Sul em 1920, deixando um vasto legado de obras de arquitetura, de arte e de desenho. Dentre seus projetos, também se destacam a Igreja São José e o Palácio do Comércio. O prédio do Instituto foi tombado em 2000. Está em fase de reforma, e sedia o evento "Casa Cor 2004".

O prédio lembra concepções da arquitetura alemã, que marcaram o cenário urbano das cidades germânicas até o final da Primeira Guerra Mundial, assim como de cidades como Porto Alegre, que sedia um excepcional conjunto de obras de outro arquiteto alemão, que marcou fortemente a arquitetura da capital gaúcha: Theo Wiederspahn.

Na obra em foco, destaca-se o frontispício da fachada principal, marcando o eixo de simetria da construção. O sino, o relógio e a imagem de Santo Antônio marcam os valores religiosos da ordem mantenedora (Irmãos Lassalistas). As arcadas das colunas internas salientam o ambiente de colégio. 

O prédio do Instituto mostra-se ao mesmo tempo imponente e sóbrio, conservando na entrada um marco da sua origem: o portal do Arraial da Baronesa do Gravataí. 

Veja algumas imagens ilustrativas de um dos prédios mais marcantes da capital gaúcha:  

1,   2,   3,   4

CANOAS-RS

- Quem é a "princesa"? (painel anônimo exposto no bairro São Luiz, junto à BR-116):   1

- Br-116, que cruza uma das cidades mais importantes do RS:   1,   2

 =>   Outras informações sobre Canoas-RS podem ser acessadas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  06/11/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

- Prédio reformado da Prefeitura, junto ao "marco zero" da cidade:    1

- Parque da Redenção:   1,   2,   3,   4,   5

IMAGENS DE  02/11/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

De 31/10/2004 a 18/11/2004, realiza-se na Praça da Alfândega a 50a. Feira do Livro. Neste ano de 2004, o espaço da Feira avançou em direção da Avenida Sepúlveda, ocupando ao todo uma área de 11 mil m2, dos quais 7,4 mil cobertos. Nas 3 semanas do evento, quase 2 milhões de pessoas, de todas as faixas de idades, estarão visitando o evento, para folhear livros, falar sobre livros, pedir e dar autógrafos, consultar, revirar e pesquisar saldos, conversar tomando um chopp ou sandwiche na praça da alimentação ou no bistrô do Margs, enfim, viver o mundo dos livros por alguns dias. 

Veja algumas imagens ilustrativas do evento de 2004:

  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9

Outras imagens e informações da Feira do Livro, veja aqui.

- Porto Alegre tem várias ruas, avenidas e praças com árvores do tipo palmeiras; todavia, nem todas são da espécie "imperiais". Veja algumas fileiras e formações ilustrativas muito bonitas e interessantes:   1,   2,   3,   4

- Floração de jacarandás na Av. Ramiro Barcelos:   1

- Parque Moinhos de Vento: sempre colorido, caprichado e muito bom para caminhar ali:   1,   2,   3

(outras imagens e informações sobre o Parque:  veja aqui)

IMAGENS DE  18/10/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

- pôr-do-sol tingindo de vermelho o horizonte sobre o Lago Guaiba:   1

IMAGENS DE  17/10/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

- cores e vidas da natureza, na estação da primavera:   1,  2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,  10,   11

DOIS IRMÃOS-RS

- município que passa a ser destaque nacional, pelo projeto de valorização e preservação do seu patrimônio histórico:

1,  2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,  10,   11,   12,   13,  14,   15

Veja, também, artigo de apresentação do projeto, clicando aqui

 =>   Outras informações sobre Dois Irmãos-RS podem ser acessadas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  01/10/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

Obras do Multipalco do Theatro São Pedro

Ao lado do Theatro São Pedro, máquinas e operários continuam trabalhando na construção do anexo ou Multipalco do Theatro São Pedro.  Continuam em construção as cortinas de concreto armado, que terão seis andares de altura. Dentro desse imenso buraco, funcionarão as garagens e as diversas salas do Multipalco.

Veja algumas imagens do andamento das obras:   1,   2,   3  4  5

Mais informações sobre o projeto do Multipalco podem ser obtidas em dois bons textos explicativos: da sua presidente Eva Sopher, e de Giliane Greff.

Informações adicionais sobre o Theatro São Pedro podem ser obtidas do site da Secretaria de Cultura do Estado do RS, bem como do próprio site da instituição.

IMAGENS DE  29/09/2004: 

CURITIBA-PR

- luzes de prédios e lugares à noite:   1,  2,   3,   4,   5

- armação da cúpula de vidro do Shopping da Estação:   1

- centro da cidade, a partir do Shopping da Estação:   1

- paradas de ônibus em forma de túneis de acrílico:   1

IMAGENS DE  19/09/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

Entre o final da Expointer e o dia 20 de setembro de cada ano, em que se comemora a Revolução Farroupilha no RS, mais de 300 piquetes (representações de CTGs, Centros de Tradições Gaúchas) se instalaram no Parque Harmonia (ou Maurício Sirotzki Sobrinho), em pleno centro da capital gaúcha, para cultuar e viver as tradições gaúchas. O evento chama-se "Acampamento Farroupilha", que vem se firmando e se tornando a cada ano maior. Já superou a Expointer em número de visitantes: mais de 800 mil. Durante o período, a própria prefeitura da capital gaúcha (Porto Alegre) se instala por alguns dias no Acampamento; levas de alunos visitam o local, para aprender melhor a história e a cultura gaúcha. Adeptos das tradições gaúchas passam literalmente suas férias ali, em meio da agitação, das músicas noite a dentro, das cabanas provisórias, dos cavalos amarrados em árvores, dos curiosos, de todo um estilo de vida gaúcho. Muitos jovens, profissionais liberais, empreendedores, comerciários, aposentados e de outras profissões, oriundos de diferentes cidades, Estados e mesmo do exterior  passam ali noites dançando músicas gaúchas (nos "fandangos" dos piquetes, ou do novo e grande Centro de Eventos construído na parte central do Acampamento), ouvindo "causos" nos "bolichos" levantados provisoriamente, sovando incontáveis chimarrões, troteando e disputando provas de laço nos potreiros ao lado (para os "xirus" mais acostumados à lida campeira), ouvindo os quero-queros e sabiás, preparando todo  dia um novo churrasco e um carreteiro "à noitezita", dormindo de tarde para estar pronto noite afora. Quando chega o grande dia, 20 de setembro, é hora de participar do Desfile Farroupilha na avenida Perimetral, fazer o último churrasco da tarde, e recolher os apetrechos, para no ano seguinte voltar e repetir tudo melhor ainda. O Acampamento foi ficando cada vez maior sem razões mais objetivas, a não ser o gosto das pessoas pelas tradições gaúchas, que carregam um sentimento de liberdade, de coragem e lealdade, de altivez e humanidade ao mesmo tempo, assim como de hospitalidade, simplicidade e autenticidade. O modo de vida veio do homem livre e simples dos campos que perfazem as planícies do Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai. Mas que granjeou adeptos em muitos outros lugares, principalmente no oeste de Santa Catarina e do Paraná, nos Estados do centro-oeste, e demais Estados do Brasil (no Maranhão, na Bahia, na Paraíba, e Brasil a fora), mas também no Paraguai, na Bolívia e outros países do mundo. Existem mais de 4 mil Centros de Tradições Gaúchas espalhados pelo mundo, inclusive representações na Holanda, nos Estados Unidos e no Japão. Existem teses que afirmam ser a cultura gaúcha a maior e mais espalhada pelo mundo. 

Veja algumas imagens do Acampamento: 

- panorâmica, a partir do alto da Duque de Caxias:   1

- dos piquetes, das ruas, do Palco, do campo de provas, e da vida no Acampamento propriamente dito:   1,  2,   3,   4,   5,   6,   7,   

8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,  25,   26,

27,   28,   29,   30,   31,   32,   33,   34

- do encerramento do evento, com fogos de artifício:   1,  2,   3,   4,   5

IMAGENS DE  07/09/2004: 

BOM PRINCÍPIO-RS

- prefeitura municipal:   1

- floração de ipê amarelo, numa rua do centro da cidade:    1

IMAGENS DE  23/08/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

- obras de reforma da cúpula da Catedral Metropolitana:    1

IMAGENS DE  03/08/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

- obras de reforma da cúpula da Catedral Metropolitana:    1

IMAGENS DE  27/07/2004: 

SÃO PAULO-SP

São Paulo é a maior, mais dinâmica, rica e pujante cidade do Brasil e da América do Sul. Concentra cerca de 25% dos carros, das finanças e da riqueza (PIB) geral do país. Possui quase 10 milhões de habitantes. 

Veja imagens: 

- da principal avenida da cidade e do Brasil:    1,   2,   3,   4

- do Parque Ibirapuera, cartão postal da cidade:     1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   

8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,  25,   26

Reveja, também, imagens anteriores, captadas em 24/11/2000: 

- vistas panorâmicas, a partir do 17o. andar do Hotel Paulista Wall Street:  1 (à direita, prédio da FGV-SP),  2,  345,  6,  78,  91011

- vistas panorâmicas, a partir do terraço do Hotel Paulista Wall Street:  12,  345,  6,  78

- vistas panorâmicas, a partir do terraço (23o. andar) do Hotel Paulista Wall Street, usando recurso de aproximação ("zoom"):  12,  34 (em destaque, prédio do MASP),  5,  6,  78,  9, 1011,  12, 13, 14,  1516

- prédio da FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo):  1

- trabalhadores limpando vidros de edifício:  1

- Av. Paulista, que constitui o maior centro financeiro da América Latina: 12,  345,  6,  78

- Hotel Maksoud:  1

- Hotel Paulista Wall Street:  1

 =>   Outras informações sobre São Paulo-SP podem ser acessadasclicando aqui.

IMAGENS DE  25/07/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

- Show no Anfiteatro Pôr-do-sol:    1

IMAGENS DE  24/07/2004: 

SÃO LEOPOLDO-RS

- Festa comemorativa aos 180 anos de imigração alemã no Brasil:    1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11

- Rio dos Sinos, onde os primeiros imigrantes aportaram, em 25/07/1824:    1,   2,   3

- Praça do Imigrante, inaugurada durante os festejos do centenário de imigração alemã:    1,   2,   3

- Igreja e antigo seminário jesuíta, importante centro de formação de líderes civis e religiosos, que posteriormente constituiu o embrião da UNISINOS, uma das maiores e mais importantes universidades do Brasil:    1,   2

- Rua da Independência (mais conhecida pelo nome de "Rua Grande", que é a mais importante e movimentada da cidade, concentrando as principais lojas, bancos, restaurantes e bares; também constitui o principal ponto de encontro dos jovens do Vale do Sinos à noite, tendo em vista a proximidade da Unisinos):    1,   2,   3

- Outras imagens diversas da cidade:    1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8

 =>   Outras informações sobre São Leopoldo-RS podem ser acessadas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  18/07/2004: 

GRAMADO-RS

Imagens de um sábado de inverno:    1,   2,   3,   4

 =>   Outras informações sobre Gramado-RS podem ser acessadas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  12/07/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

Andorinha "contemplando" o Palácio Piratini,  sede do governo estadual:  1

IMAGENS DE  10/07/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

Entrada na cidade, via Freeway-Castelo Branco:

1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15

Terceira Perimetral, na altura da Av. Carlos Gomes:

1,   2

Rua Bento Martins, em direção à rua Duque de Caxias:

1

Av. Borges de Medeiros, principal do centro da cidade:

1,   2

Rua José do Patrocínio, na altura do "Brique da Redenção", num domingo de agitação de bandeiras:

1,   2,   3,   4

Webmaster: lrklering@ea.ufrgs.br