IMAGENS DE  05-06/12/2003: 

RIO DE JANEIRO-RJ

Cerimônia de Premiação do Ciclo 2003, do Programa de Gestão Pública e Cidadania, da FGV-SP

Imagens dos paineis de apresentação e de stands de projetos inovadores selecionados para a fase final do ciclo de 2003:

  1,   2,   3  4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12

Acesse, também, vídeos das apresentações e de entrevistas de representantes dos projetos selecionados, clicando aqui 

Imagens de roteiro turístico pela cidade:

  1,   2,   3  4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22

IMAGENS DE  07/12/2003: 

PORTO ALEGRE-RS

Trecho da Av. Carlos Gomes, integrante da 3a. Perimetral, que terá uma extensão de 12 km, ligando a cidade de norte a sul:   1

Parque da Redenção num domingo de tarde:   1,   2

IMAGENS DE  29/11/2003: 

ESTEIO-RS

Um gigante na estrada

A Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), situada no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre,  está em fase de ampliação e modernização, num projeto estimado custar cerca de US$ 650 milhões. Em função disso, novos equipamentos de grande porte estão sendo trazidos e instalados, que exigem manobras e providências especiais de transporte, desde o porto de Rio Grande até o porto de Porto Alegre ou de Triunfo (via Lagoa dos Patos e Rio Jacuí), e dali por estradas até a área da refinaria em Canoas (todos no Estado do RS).

No último fim-de-semana, estava terminando a jornada do maior equipamento já transportado por estradas do RS, pesando mais de 245 toneladas, vindo da Coréia do Sul.  O equipamento é um fracionador de petróleo, contendo 9 metros de diâmetro e 50 metros de comprimento. Pela Lagoa dos Patos foi transportado por uma balsa (Deusa do Mar), e na parte terrestre por uma  carreta dupla, contendo 24 eixos e 288 pneus. 

Neste sábado de tarde ensolarado, tivemos a sorte de passar pelo "comboio" na altura da cidade de Esteio, próximo do destino final, a REFAP. 

Veja algumas imagens do translado desse impressionante equipamento:   1,   2,   3  4,   5

IMAGENS DE  09/11/2003: 

PORTO ALEGRE-RS

Praça da Matriz tingida de amarelo

Porto Alegre é a capital mais arborizada e florida do Brasil. Nesta época do ano, é a vez dos jacarandás e dos guapuruvus florescerem, e tingirem a cidade de roxo e amarelo. 

Veja que interessante ficou o chão da Praça da Matriz, tingida pelas pétalas dos guapuruvus:   1,   2

49a. Feira do Livro

Quando os jacarandás florescem, é hora da Feira do Livro na cidade. Acontece todo ano no mês de novembro, na tradicional "praça da alfândega", no centro comercial da cidade. Nas três semanas da feira, cerca de 1,7 milhâo de pessoas, de todas as idades, a visitam. É a maior, mais interessante e variada Feira de Livro da América Latina.

Veja estas bonitas imagens ilustrativas do evento:  

  1,   2,   3  4,   5,   6,   7,   8,   9,   10

 =>   Veja, também, como foram algumas feiras anteriores,  clicando aqui

4a. Bienal do Mercosul

QA Bienal do corrente ano questiona a cultura planetária em jogo, reforçando a especificade da cultura latino-americana. A idéia motriz do evento é a proposição do parentesco existente entre o arqueológico e o contemporâneo, procurando vinculos entre o antigo e o novo, sempre às voltas com a eterna busca de si próprio. "O imaginário indígena, a imigração, a psicanálise como oráculo, e a ecologia afirmam-se nas manifestações das vanguardas artísticas. A produção da última geração ratifica a dos pioneiros, de tal modo que se pode falar em arqueologia viva, capaz de abranger uma trajetória cultural de longa duração".

Veja algumas imagens captadas nos galpões do porto da Av. Mauá, usados provisoriamente para uma parte da exposição:

  1,   2,   3  4,   5,   6,   7,   8,   9,   10

 =>   Acesse, também, o site oficial da Bienal,  clicando aqui

IMAGENS DE  15 e 19/10/2003: 

SÃO VENDELINO-RS

Convênio de intercâmbio entre São Vendelino-RS e Sankt Wendel-Alemanha

No dia 14/10/2003, chegaram ao município de São Vendelino o vice-prefeito de Sankt Wendel (do Estado de Saarland, Alemanha), Günter Jung, os vereadores Jürgen Zimmer e Guido Biesemann,  e o jornalista da emissora de TV alemã Saarlandischer Rundfunk, Jörg-Peter. Outro grupo de 17 alemães chegou dia 17/10/2003, liderados por Klaus Lauck, que é presidente do DeutschBrasilianischer FreundesKreiss (Associação de Amigos Brasil-Alemanha). A vinda da comitiva de autoridades está relacionada à assinatura de um Partnerschaft, ou seja, protocolo que torna oficialmente co-irmãs as cidades de Sankt Wendel e São Vendelino.

Na 4a. feira, a comitiva das cidades de São Vendelino e Sankt Wendel foi recebida em audiência na sessão plenária da Assembléia Legislativa do RS;  pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vilson Covatti;  e pelo governador do Estado, sr. Germano Rigotto.

O intercâmbio entre as duas cidades visa estreitar laços e relações culturais, sociais e econômicas.

No sul do Brasil, somente as cidades de Ijuí (RS), Joinvile e Blumenau (SC), e Entre Rios (PR) têm convênio semelhante ao firmado por São Vendelino com Sankt Wendel. Com o intercâmbio, agora formalizado, vários jovens já foram estagiar na Alemanha, fluxos de turistas alemães têm passado por São Vendelino, trocas de correspondências entre estudantes têm sido promovidas, e vários projetos estão sendo desenvolvidos, inclusive um que prevê a instalação de uma filial de empresa alemã em São Vendelino.

Confira algumas imagens ilustrativas das visitas da comitiva de autoridades, na Assembléia Legislativa e no Palácio Piratini:

  1,   2,   3  4,   5

8o. Kerbfest de São Vendelino

Nos dias 18-19 e 25-26/10/2003, estará sendo realizada mais uma edição do Kerbfest de São Vendelino, esperando-se um público aproximado de 25 mil pessoas. A festa se caracteriza por ser realizada ao ar livre, na praça central da cidade.  Dentre as atrações, destacam-se as bandinhas, comida típica alemã e chopp, shows, assim como uma variada exposição industrial e comercial na quadra principal do ginásio de esportes. 

O Kerbfest comemora duas festas religiosas importantes para a população do município: a data dedicada ao padroeiro (São Vendelino) e à Reforma Religiosa. Cerca de 70% da população do município professa a religião católica, e 30% a religião protestante. A data dedicada ao padroeiro é dia 20/10; e à Reforma Religiosa, dia 31.

São Vendelino nasceu por volta de 550, na Escócia, mas foi morar na região da atual Sankt Wendel, onde se dedicou ao serviço de pastoreio de ovelhas, e a transmitir a mensagem cristã. Faleceu no ano de 617, passando a ser venerado logo depois. Os seus restos mortais encontram-se na parte mais antiga da basílica de Sankt Wendel, como pode ser conferido pelas imagens capturadas pela estudante Lilian Laranja, na visita feita à cidade em setembro de 2002,  clicando aqui.

Confira algumas imagens ilustrativas do primeiro fim-de-semana da festa:

  1,   2,   3  4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21

Veja, também, um inédito documentário da festa contendo videos digitais, produzido pela EATw da EA/UFRGS, clicando aqui.  

Veja como foi o 7o. Kerbfest de São Vendelino-RS, realizado em outubro de 2001, clicando aqui.

Outras informações sobre São Vendelino-RS podem ser obtidas no site Terragaúcha, clicando aqui.

IMAGENS DE  12/10/2003: 

PORTO ALEGRE-RS

Procissão das motos, em homenagem à Padroeira do Brasil

No dia das crianças, também é dia para homenagear Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em Porto Alegre, milhares de motoqueiros participam anualmente de uma já tradicional procissão de motos por ruas da cidade, em direção ao bairro de Ipanema, na zona sul. Neste ano, a procissão teve como ponto de partida a Av. Augusto de Carvalho, junto ao centro da cidade, às 9h30min. Muito barulho, roupas invarialmente de cores muito vivas sobre fundo preto, coletes de couro da hora, capacetes lunáticos, motos incrementadas, cada um parecia querer reviver Dennis Hopper no lendário filme Sem Destino (Easy River, 1969).

Confira algumas bonitas e ilustrativas imagens da saída da procissão:

  1,   2,   3  4,   5,   6

Domingo no Parque da Redenção superlotado

Foi um domingo incrível: céu muito azul, e um sol insistente, tentando espantar uma aragem fria constante. Nesta época da primavera, os portoalegrenses ainda estão na cidade, as férias vêm mais tarde. Por isso, todo mundo foi para os parques, ainda mais que era dia das crianças. O Parque da Redenção recebeu um contingente enorme de pessoas, certamente mais do que 100 mil, que se espraiaram pelos diversos cantos, para tomar sol, jogar com os amigos, andar de barquinho, tomar café, andar de bicicleta ou de trem, comprar bijouterias, enfim tudo que perfaz e dá vida ao Parque mais popular da capital gaúcha.

Veja estas bonitas e ilustrativas imagens:

  1,   2,   3  4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19

IMAGENS DE  20/09/2003: 

PORTO ALEGRE-RS

Desfile da Revolução Farroupilha

Nesse dia 20 de setembro, comemora-se no Rio Grande do Sul a epopéia da Revolução Farroupilha. Em várias cidades gaúchas, principalmente nas cidades da fronteira, realizam-se desfiles comemorativos. Na capital do Estado, realiza-se o maior dos desfiles. Nos dias que o antecedem, milhares de adeptos das tradições gaúchas acampam durante vários dias no Parque Harmonia. A cada ano, o "acampamento farroupilha" torna-se maior, estimando-se que desta vez cerca de 800 mil visitantes tenham passado por ali, já superando largamente o número de visitantes anuais da Expointer.  Um verdadeiro mar de gente, carros, cavalos, lonas e coisas relacionadas à tradição gaúcha forma um cenário grandioso, reunindo gaúchos de muitos lugares, que chegam a passar suas férias debaixo das lonas dos acampamentos, para viver sem reservas a legítima tradição gaúcha.

Nesse ano de 2003, o desfile foi grandioso, reunindo cerca de 50 mil espectadores, milhares de participantes, figurantes e cavalarianos, vários milhares de cavalos, assim como dezenas de carros alegóricos,  apresentados durante mais de cinco horas de duração. O desfile já constitui um espetáculo que supera o Desfile de Sete de Setembro e, curiosamente, o próprio desfile do carnaval.

Veja estas bonitas e ilustrativas imagens do desfile, obtidas de forma especial do alto do Viaduto da Av. Borges de Medeiros sobre a Perimetral:

  1,   2,   3  4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,   25,   26,   27,   28,   29,   30,   31,   32,   33,   34,   35,   36,   37,   38,   39,   40,   41,   42,   43,   44,   45,   46,   47,   48,   49,   50,   51,   52,   53,   54,   55,   56,   57,   58,   59,   60,   61,   62,   63,   64,   65,   66,   67,   68,   69,   70,   71,   72,   73,   74,   75,   76,   77,   78,   79,   80,   81,   82,   83,   84,   85,   86

Veja, também, um inédito video digital do Desfile Farroupilha, clicando aqui.  

IMAGENS DE  07/09/2003: 

BOM PRINCÍPIO-RS

10a. Festa Nacional do Moranguinho - edição de 2003

Nos dias 5, 6 e 7, 12,  13  e 14, 19, 20 e 21 de setembro, ocorre em Bom Princípio-RS uma das festas mais estimadas pelo público infantil do Brasil: a Festa do Moranguinho. Constitui uma grande vitrine,  onde trabalho, cultura, comidas típicas, exposições industriais e comerciais, shows, alegria e muita animação se encontram, ao sabor das delícias da fruta (que se tornou símbolo do município) e o que tem de melhor para oferecer.

Dentre as principais atrações da Festa, destacam-se os shows dos grupos CPM  22 (dia 14, às 17hs), Tchê Garotos (dia 20, às 17hs), Tequila Baby (dia 12, às 22h30min), Tchê Barbaridade (dia 21, às 17hs).  Mais de 100 mil pessoas são esperadas nos dias da Festa. 

Nesta edição, a Festa passa a contar com um novo e bonito pórtico, denominado carinhosamente de "morangão", na entrada do Parque, que abriga toda estrutura administrativa.

Veja algumas imagens ilustrativas da Festa: 

- exposição de morangos:    1

- visita do governador do Estado, sr. Germano Rigotto:   1,   2,   3

- imagens do Parque:   1,   2,   3

- soberanas da 10a. Festa Nacional do Moranguinho:   1,   2,   3  4

Outras informações, imagens e videos do evento podem ser acessados diretamente a partir do documentário produzido pelo site Terragaucha para o evento, clicando aqui.

IMAGENS DE  30/08/2003: 

ESTEIO-RS

EXPOINTER - Exposição Internacional de Animais - 2003

Entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, realiza-se no Parque de Exposições Assis Brasil, de Esteio-RS, a 26a. edição da Expointer, que constitui a maior Feira agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores da América Latina.

Veja algumas imagens ilustrativas, colhidas durante o evento:    1,   2,   3,   4

 Outras informações, imagens e videos do evento confira diretamente no documentário produzido pelo site Terragaúcha sobre o evento, clicando aqui.

IMAGENS DE  16/08/2003: 

SAPUCAIA DO SUL-RS

Parque Zoológico de Sapucaia do Sul

Constitui uma das unidades de conservação mais visitadas do Brasil. Tem 620 hectares de reserva florestal e 160 hectares de área aberta à visitação pública, onde estão expostos aproximadamente 1,6 mil animais nativos e exóticos, entre aves, répteis e mamíferos. O Parque mantém e reproduz vários animais em cativeiro, inclusive espécies ameaçadas de extinção, cumprindo diversas funções ao mesmo tempo: de conservação, pesquisa, educação ambiental, lazer e turismo.

Caminhar pelo parque é ao mesmo tempo saudável e instrutivo. Para as crianças, é uma festa ver animais nunca vistos e imaginados na realidade; para os adultos, é um lazer e um prazer ficar em contato com uma natureza rica, bonita e bem coservada. Em certos momentos, até parece que se está em lugares paradisíacos, como as cidades de Gramado e Canela.

Mais informações sobre o Parque podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: 

http://www.fzb.rs.gov.br/parquezoo.htm

Para obter mais informações sobre o município de Sapucaia do Sul, clique aqui

Veja estas bonitas imagens, tomadas num sábado de tarde ensolarado:

    1,   2,   3,   4,   5  6,   7,   8,   9,   10,   11,   12  13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20  21,   22,   23,   24,   25,   26   27,   28,   29,   30,   31,   32

Webmaster: lrklering@ea.ufrgs.br