IMAGENS DE 29/09/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Show de fogos de artifício, em final de evento realizado no Anfiteatro Pôr-do-sol, à beira do Guaíba:  1,   2,   3,   4,   5,   6

IMAGENS DE 23/09/2001: 

TRIUNFO-RS:  

O Pólo Petroquímico de Triunfo, situado a cerca de 50 Km de Porto Alegre, constitui empreendimento econômico e tecnológico de destaque no Estado do Rio Grande do Sul (RS); suas empresas (DSM, Inovva, Copesul, Ipiranga Petroquímica, Petroflex, OPP, Petroquímica Triunfo e outras) geram cerca de 3,5% da riqueza do Estado; o montante é superior ao PIB de municípios como Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Pelotas e outras cidades populosas; e semelhante ao montante gerado por toda região da campanha do RS.

Sua implementação no extremo sul do Brasil resultou do vivo apoio dado ao empreendimento, na década de 1970,  por diversos segmentos da sociedade gaúcha,  desde lideranças partidárias (Arena e MDB),  governo do Estado (que participou ativamente de definições e provimento de infraestrutura), associações empresariais, Universidades (como a UFRGS e PUCRS,  que criaram os cursos de Engenharia Química), até outros atores e coletivos mais simples. Por esta razão, a legislação do ICMS deveria prever repartição mais justa dos impostos gerados por empreendimentos desse tipo, para igualmente beneficiar outros municípios vizinhos e distantes (de forma semelhante como ocorre nos casos de extração de petróleo). 

Em função de diversos fatores, principalmente dos seus qualificados técnicos, engenheiros e gerentes, o Pólo Petroquímico gaúcho constitui atualmente um dos melhores, mais promissores e mais importantes empreendimentos da América Latina.

O Pólo Petroquímico de Triunfo situa-se numa área contígua ao Rio Caí, perto da sua desembocadura no Rio Jacuí, que desemboca no Lago Guaíba; a partir de edifícios altos de Porto Alegre, é possível avistar suas torres (de fato, a beleza do pôr-do-sol avermelhado de Porto Alegre, nos finais de tarde com sol,  deve-se em parte à fina fuligem lançada para o ar pelas empresas do Pólo Petroquímico). Suas empresas situam-se numa área contornada por uma avenida, fazendo um "laço" no Pólo, a partir da BR-386.

Dentro da área do Pólo Petroquímico, existe um admirável Parque Ecológico,  para a preservação de várias espécies animais e vegetais, que pode ser visitado (todos os dias da semana, menos aos domingos).

Imagens da área das empresas:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11

Imagens do Parque Ecológico:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9

Imagens do Lago Ecológico da Petroquímica Triunfo:  1,   2

NOVA SANTA RITA-RS:  

A área do município, localizado a poucos Kms de Porto Alegre, junto à desembocadura do Rio do Sinos no Rio Jacuí, foi uma das primeiras a ser colonizada no RS. Dali, os colonos adentraram o interior do Estado gaúcho.

O município emancipou-se em 1992, do município de Canoas. A sede municipal situa-se numa colina, às margens da BR-386 (ou "estrada da produção").  Possui uma importante fábrica de cimento, chamada Cimbagé. 

Imagens do município:  1,   2,   3,   4

 =>   Outras informações sobre Nova Santa Rita-RS:  veja no site NUTEP/UFRGS

IMAGENS DE 21/09/2001: 

SÃO PAULO-SP:  

A cidade de São Paulo possui cerca de 10,7 milhões de habitantes; é de longe a mais populosa do Brasil.  Na sua Avenida Paulista, concentra-se o maior centro financeiro da América Latina.  Esta área alta da cidade transpira vigor e jovialidade; todavia, seu centro histórico parece não ser mais como antes; sem o antigo "glamour",  transmite ao visitante sensação de apatia e insegurança.

1) Av. Paulista:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14

2) Vale do Anhangabaú:  1

3) Praça da Sé:  1,   2

4) Pátio do Colégio (local de fundação da cidade):  1,   2

5) Edifício do Banespa (mais alto do Brasil):  1,   2

6) Mosteiro de São Bento:  1  2,   3,   4,   5,   6

7) Viaduto Santa Efigênia (vista da pista do Viaduto, e a partir do Viaduto):   1,   2

8) Edifício Palácio Itália:   1

9) Av. Nove de Julho:   1

10) Hotel Paulista W. S.:   1

IMAGENS DE 20/09/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

No dia 20 de setembro, festeja-se no Rio Grande do Sul a Revolução Farroupilha, que eclodiu na noite de 19/09/1835, quando Bento Gonçalves da Silva avançou com cerca de 200 "farrapos" (ala dos exaltados, que queriam províncias mais autônomas, unidas por uma república mais flexível) sobre a capital Porto Alegre (que na época possuía cerca de 14 mil habitantes) pelo caminho da Azenha (atual Avenida João Pessoa).  A revolta deveu-se em função dos elevados impostos cobrados no local de venda (normalmente outros Estados) sobre itens (animais, couro, charque e trigo)  produzidos nas estâncias do Estado. Charqueadores e estancieiros reclamavam, ainda, de outros impostos: sobre o sal importado e sobre a propriedade da terra.

A revolução durou quase 10 anos, sem vencedor e vencido. O tratado de paz foi assinado em Ponche Verde, pelo barão Duque de Caxias e o general Davi Canabarro, em 28/02/1845. 

Na época, Porto Alegre era um porto comercial, e não tinha razões para aderir à revolta.  Seus comerciantes não comungavam com as idéias separatistas dos líderes da região da Campanha, como Bento Gonçalves da Silva e Antônio de Souza Netto, que veio a proclamar a República Riograndense, no ano seguinte. Por isso, rechaçaram os rebeldes, em 15/06/1836. A partir daí, até dezembro de 1840, a capital ficou sitiada, com dificuldades de suprimento de itens essenciais na época: charque, óleo para os lampiões, farinha, feijão e outros gêneros alimentícios. Em função da fidelidade da capital ao império, recebeu o título de "Leal e Valorosa" em 19/10/1841, que permanece no seu brasão até os dias atuais.

Fora da capital, os farroupilhas passaram a ter expressivos êxitos. Na batalha do Seival (que fica no atual município de Candiota), o general Antônio de Souza Netto impôs fragorosa derrota ao legalista João da Silva Tavares, que possuía 170 combatentes a mais. No dia seguinte, em 11/09/1836, Netto proclamou a República Riograndense, com sede em Piratini.

Todavia, os farrapos sofreram outro duro revés perto da capital, que sitiavam, ao serem batidos na Ilha de Fanfa; o exército rebelde de 1.000 homens se dispersou e seu comandante, general Bento Gonçalves da Silva, foi preso e levado para a Fortaleza da Laje, no Rio de Janeiro.

Em 1839, juntou-se ao exército farrapo o corsário italiano Giuseppe Garibaldi.  Os farrapos precisavam, após 4 anos de combates, acesso à Lagoa dos Patos e ao Oceano, que eram bloqueados pelos imperialistas assentados em Porto Alegre e Rio Grande, respectivamente. Para romper o cerco, resolveram sublevar Santa Catarina, onde possuíam simpatizantes. Para tanto, decidiram tomar a estratégica cidade de Laguna. Para tanto, Garibaldi mandou construir dois enormes lanchões numa fazenda do atual município de Camaquã (que dista cerca de 125 km de Porto Alegre), que foram arrastados entre o atual município de Palmares do Sul e a foz do Rio Tramandaí (no atual município de Tramandaí)  sobre carreta de 8 rodas, por cerca de 200 bois. Em Araranguá, no Estado de Santa Catarina, o lanchão Rio Pardo naufragou; todavia, seguiram em frente com o lanchão Seival, comandados pelo americano John Griggs (apelidado de "João Grande").  Em Laguna, os lancheiros, apoiados pela tropa de Davi Canabarro, obtiveram grande vitória; e anexaram a Província, em 29/07/1839, denominando-a República Juliana.

Em Laguna, Garibaldi encontrou a costureira Ana Maria de Jesus Ribeiro, que veio a se chamar de Anita Garibaldi, que o acompanhou nas andanças da guerra, a cavalo (vide casa natal de Anita, que  permanece preservada). Anos mais tarde, Garibaldi voltou para a Itália, para lutar pela sua unificação; por isso, é conhecido como "herói de dois mundos".  Os imperiais retomaram Laguna em 15/11/1839.

No Rio Grande do Sul, os farroupilhas mudaram a capital mais duas vezes: para Caçapava do Sul, em 1839; e para Alegrete, em julho de 1842.

Em 14/11/1844, os farroupilhas sofreram duro revés no Cerro dos Porongos, situado entre os atuais municípios de Piratini e Bagé. Nesta batalha, o coronel imperial Francisco Pedro de Abreu, o astuto "Moringue", destroçou os 1,1 combatentes de Davi Canabarro, que foram surpreendidos enquanto dormiam. A culpa principal recaiu sobre "Chica Papagaia" (Maria Francisca Duarte Ferreira), que teria ficado entretendo o general Davi Canabarro dentro de sua barraca.

O tratado de paz celebrado em 1845 veio atender uma série de reivindicações, principalmente em relação a obtenção de tratamento mais justo por parte do governo imperial.  O nome dos líderes farroupilhas está afixado em inúmeras ruas de municípios gaúchos. Em Porto Alegre, uma das principais ruas homenageia o pacificador Duque de Caxias.

A epopéia da Revolução Farroupilha criou grandes heróis, mitos e símbolos; os ideais e sentimentos inexpremíveis dos revoltosos farroupilhas continuam presentes e expressos nos símbolos do Estado do Rio Grande do Sul, constituídos pelo título "República Rio-grandense", e o lema "liberdade, igualdade, humanidade" (dentro de uma nação brasileira).  

Veja algumas imagens do desfile comemorativo à Revolução Farroupilha, realizado na data magna (20 de setembro), como ocorre todos os anos:    1,   2,   3,   4,   5,   6  (imagens obtidas por Cleonice E. O. C.)

(Fonte: Zero Hora, Caderno Especial, de 16 a 20/09/2001) 

IMAGENS DE 18/09/2001: 

TRIUNFO-RS:  

No dia 20 de setembro, os farrapos (ou farroupilhas, ala dos exaltados, da corrente de liberais e opositores dos monarquistas) tomaram a cidade de Porto Alegre, liderados por Bento Gonçalves da Silva, deputado federalista e coronel das milícias. Bento Gonçalves era filho de um rico estancieiro, que nascera em Triunfo, em 23/09/1788, numa casa que ainda existe (como Museu Farroupilha), na rua Assis Brasil.

Triunfo constitui um dos mais antigos municípios do RS; inicialmente, a região era ocupada pelos índios Patos; com a queda do posto avançado de Colônia de Sacramento, em frente à cidade de Buenos Aires, em 1680, Portugal teve que recuar suas for;cas, concentrando-as inicialmente na desembocadura da Lagoa dos Patos, na área da atual cidade de Rio Grande. Por Laguna e por Rio Grande, iniciaram movimentos de ocupação do território que atualmente constitui o Estado do RS; da idéia de que "quem ocupa, também possui", tentou-se resolver divergências e disputas na área com o Tratado de Madri, firmado em 1750. 

Basicamente, o Tratado de Madri trocava a área de Colônia de Sacramento (no atual país Uruguai)  pela região das Missões (do atual Estado do RS); desta forma, Portugal estendia formalmente seus domínios para o sul de Laguna, e para o interior do território, que podia ser acessado pelos rios navegáveis.

Por isso, o controle das vias de navegação era fundamental para estender e consolidar as posses; nesse sentido, as povoações sempre se localizavam em áreas altas, próprias para o controle de rios e defesa dos territórios. Triunfo, Santo Amaro e Rio Pardo constituem exemplos típicos de povoações que também tinham a função de fortalezas avançadas.

Triunfo situa-se na confluência dos rios Taquari e Jacuí; possui geografia e construções com arquiteturas encantadoras. 

Para homenagear a epopéia da Revolução Farroupilha, documentamos brevemente esta terra natal de Bento Gonçalves, ilustre herói triunfense e farroupilha.

1) Vistas da cidade (assentada sobre uma colina), a partir de balsa que faz a travessia Triunfo-São Jerônimo:  1,   2,   3

2) Movimentação de barcos, no porto do Rio Jacuí, na confluência dos rios Taquari e Jacuí; ao fundo, visualiza-se a Ilha das Flores:  1,   2

3) Área do porto:  1,   2,   3,   4,   5  (na figura 4, pode-se visualizar, ao fundo,  a fumaça das chaminés da Usina Termoelétrica de São Jerönimo)

4) Matriz Bom Jesus, construída em 1754 (complementada posteriormente, até 1872):  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8

5) Vigília da Semana Farroupilha, na praça Gal. Bento Gonçalves:  1,   2

6) Casas e ruas históricas:  1 (atual prefeitura),   2,   3,   4,   5,   6 (atual biblioteca pública)

7) Casa em que nasceu Bento Gonçalves da Silva (atual Museu Farroupilha):  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8

8) Outras casas e ruas históricas da cidade:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8 (hospital)

9) Áreas e construções novas da cidade:  1,   2,   3,   4,   5 (Câmara de Vereadores)

10) Instalações de empresas do Pólo Petroquímico (a ser documentado melhor posteriormente):  1,   2

Triunfo possui o 4o. maior Produto Interno Bruto (PIB) do RS, em função do Pólo Petroquímico situado no seu território (a cerca de 26 km de distância da sede municipal), que é responsável por cerca de 95% do total da riqueza gerada no município.  Graças ao Pólo Petroquímico, a Prefeitura Municipal tem acesso a um excepcional orçamento municipal, que por habitante é mais de 10 vezes superior que os correspondentes valores recebidos por prefeituras como Alvorada e Viamão. Com exceção da majestosa Câmara Municipal (semelhante em porte à de Porto Alegre, que possui 75 vezes mais população que Triunfo), os prédios públicos municipais em geral são simples e bem cuidados.  Fora da área central, principalmente nas áreas ribeirinhas, percebe-se muita pobreza ; nesses 18 anos de existência do Pólo Petroquímico, os enormes recursos repassados pouco mudaram a qualidade de vida da população.

 =>   Outras informações sobre Triunfo-RS:  veja no site NUTEP/UFRGS

SÃO JERÔNIMO-RS:  

1) Vistas da cidade, a partir de balsa que faz a travessia Triunfo-São Jerônimo, e vice-versa:  1,   2,   3

2) Centro da cidade (cujas ruas principais desembocam todas no porto):  1,   2,   3

 =>   Outras informações sobre São Jerônimo-RS:  veja no site NUTEP/UFRGS

IMAGENS DE 16/09/2001: 

BOM PRINCÍPIO-RS:  

A 9a. Festa Nacional do Moranguinho foi encerrada num domingo bastante frio, com agradável sol de tarde e grande afluência de público. Veja algumas imagens obtidas nesse dia:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7

Uma cobertura mais completa da 9a. Festa Nacional do Moranguinho pode ser conferida clicando aqui.

IMAGENS DE 15/09/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

De 08 a 20/09, realiza-se no Parque Harmonia o "acampamento farroupilha", instituído para comemorar a data de proclamação da revolução farroupilha (ou sul-riograndense), que ocorreu em 20/09/1835.  Nesse período, várias dezenas de "piquetes" (e barracões) se instalam nas "matas do parque", representando diferentes categorias e instituições (como CTGs, OAB, servidores da UFRGS, da Assembléia Legislativa, do Banrisul, Sogipa, entre muitos outros). Estima-se que mais de 300.000 pessoas dêem uma "chegada" no Parque.

O acampamento farroupilha ocorre no período entre o fim da Expointer e o "vinte de setembro", data da revolução farroupilha.  Muitos gaúchos ("viventes") urbanos matam a saudade da vida campeira tirando férias nesses dias de acampamento, que ocorre junto ao centro da cidade.  Nesse período, tomam-se incontáveis chimarrões, preparam-se demorados churrascos e saborosos carreteiros, contam-se inacreditáveis "causos", jogam-se inúmeras partidas de bocha, realizam-se "fandangaços" noite adentro, olham-se torneios de "tiro de laço", admiram-se as andanças das prendas (ou "morenaças")  e as exibições dos peões com seus cavalos;  os dias são uma festa sem fim. 

Veja algumas imagens do evento:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,   25,   26,   27,   28,   29,   30,   31

BOM PRINCÍPIO-RS:  

Encerra nesse fim-de-semana a 9a. Festa Nacional do Moranguinho, nesse pequeno, progressista e bucólico município do RS (para ver a programação restante, clique aqui).

Veja algumas imagens colhidas nesse sábado:  1,   2,   3,   4,   5,   6

Uma cobertura mais completa do evento pode ser conferida nesta seção específica,  sobre a 9a. Festa Nacional do Moranguinho.

IMAGENS DE 14/09/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

No final da tarde, o governo do Estado realizou um ato público na Praça da Matriz, para marcar a entrega da proposta de Orçamento do ano de 2002, construída de forma participativa nos 497 municípios do Estado, para a Assembléia Legislativa. Cerca de 370 mil gaúchos participaram das reuniões promovidas nos diversos municípios e regiões do Estado.  O valor total previsto para o próximo ano é de R$ 12,1 bilhões. O déficit previsto, entre receita e despesa,  se situa em R$ 310 milhões.  Nos sites da Secretaria da Fazenda do Estado e do Sindaf é possível obter informações mais detalhadas sobre a situação e o andamento das finanças do Estado do RS.

Confira algumas imagens do ato público, que teve a presença do governador do Estado, do presidente da Assembléia Legislativa, de deputados estaduais, secretários de Estado, autoridades e população vinda de vários municípios do Estado:  1,   2,   3

BOM PRINCÍPIO-RS:  

Encerra nesse fim-de-semana a 9a. Festa Nacional do Moranguinho, nesse pequeno, progressista e bucólico município do RS.  Os shows finais serão promovidos pelo grupo musical Engenheiros do Havaí e pela Banda Locomotiva, no domingo de tarde (para ver a programação completa, clique aqui).

Veja algumas imagens colhidas nesta 6a. feira:  1,   2,   3,   4,   5

Uma cobertura mais completa do evento pode ser conferida nesta seção específica,  sobre a 9a. Festa Nacional do Moranguinho.

IMAGENS DE 12/09/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Desde o dia 08/09/2001, ate o dia 20/09/2001, realiza-se na área do Parque Maurício Sirotzky Sobrinho (ou Parque Harmonia) o "Acampamento Farroupilha", em comemoração à data farroupilha, que ocorre dia 20/09. O evento espera receber mais de 300.000 visitantes, tornando-se um dos maiores da cidade em recepção de público.

Veja imagens panorâmicas da área,  obtidas à distância, a partir do alto da rua Duque de Caxias:  1,   2

IMAGENS DE 08/09/2001: 

BOM PRINCÍPIO-RS:  

O município inaugurou na noite desse sábado um majestoso Centro Cultural, com equipamentos modernos e 500 poltronas. Passa a integrar a rica e variada infraestrutura construída junto ao Parque Municipal, que já conta com várias outras construções (um grande ginásio municipal, posto de saúde, biblioteca municipal, Centro de Tradições Gaúchas e outras).

Veja algumas imagens da inauguração:   1,   2,   3,   4,   5

Outras imagens e informações da 9a. Festa Nacional do Moranguinho, que está sendo realizada no município no período de 07 a 16/09/2001, podem ser acessadas, clicando aqui.

 

IMAGENS DE 07/09/2001: 

BOM PRINCÍPIO-RS:  

No período de 07 a 16/09/2001, o município realiza sua 9a. Festa Nacional do Moranguinho, no Parque Municipal, ao lado da prefeitura. Para o evento, estão sendo esperadas mais de 80.000 visitantes.

O moranguinho constitui o fruto mais apreciado pelo público infantil (que pode ser comprovado pelo elevado percentual de iogurtes com sabor moranguinho vendidos no Brasil, que é superior a 70% do total de iogurtes); na festa, são oferecidas diversas delícias feitas com o atrativo fruto, principalmente sobremesas de moranguinho com chantilly. O Parque possui excelente infraestrutura, oferecendo diferentes opções de entretenimento, alimentação, degustação e lazer; na programação dos dias do  evento, estão previstas apresentações de vários shows, por grupos e bandas de diferentes estilos e para diferentes gostos; o Parque conta com uma grande exposição de produtos e serviços de empresas industriais e comerciais da região; possui, também, um distintivo "espaço para livros", voltado principalmente para o público infantil. Esse espaço cultural, realizado pela 5a. vez,  faz jus à tradição cultural do município (afinal, Bom Princípio é a terra natural do conhecido escritor Paulo Flávio Ledur, atual presidente da Câmara Riograndense do Livro); o Parque oferece, ainda, outras diversas atividades culturais,  num grande e moderno Centro Cultural, que contém salas e auditório com 500 poltronas, que estará sendo inaugurado dia 08/09/2001 por músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, OSPA.

A festa foi aberta com um desfile das Escolas de Educação do Município.  Estiveram presentes prefeitos da região, deputados estaduais e federais, assim como outras autoridades civis e militares.

 A Festa extender-se-á até o dia 16/09/2001. A programação completa do evento pode ser acessada clicando aqui.

Veja algumas imagens iniciais do desfile de abertura da "9a. Festa Nacional do Moranguinho".

1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10

Outras imagens e informações podem ser acessadas, clicando aqui.

 

 04/09/2001: 

Reveja 10 imagens de Porto Alegre, selecionadas pelo responsável pelo site, dentre expressivo acervo de imagens (cerca de 6 mil) apresentadas anteriormente nesse site, desde 1999:

 1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10

 

IMAGENS DE 02/09/2001: 

ESTEIO-RS: 

Imagens do último dia da Expointer 2001:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8

Seleção das "10 melhores imagens digitais da Expointer 2001", desse site Wcams, na opinião do seu responsável:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10

Seleção das "3 melhores imagens digitais da Expointer 2001", desse site Wcams, na opinião do seu responsável:  1,   2,   3

Seleção da "melhor imagem digital da Expointer 2001", desse site Wcams, na opinião do seu responsável:  1

Reveja como foi a Expointer 2001, com documentários e mais de 140 imagens, clicando aqui

PORTO ALEGRE-RS: 

A Prefeitura inaugurou nesse domingo o trajeto "Caminho dos Parques",  interligando os Parques Moinhos de Vento, Farroupilha e a orla do Guaíba.  O projeto faz parte do Sistema de Espaços Abertos, que procura oferecer uma visão global e aberta da cidade, principalmente dos seus espaços públicos; o percurso de 5 km de extensão (e 3 metros de largura) foi totalmente sinalizado, visando oferecer maior segurança aos seus usuários, que quiserem percorrê-lo a pé, ou de bicicleta, de patins ou, ainda, de skates.

O projeto foi implementado pela EPTC e Prefeitura Municipal, com o apoio financeiro do Banco Santander.  

A caminhada de inauguração do trajeto iniciou pelas 10h da manhã, na "ponta" do Parque Moinhos de Vento; seguiu o traçado da via por diversas ruas,  até chegar à rótula do Parque Farroupilha, em frente ao prédio da Reitoria da UFRGS, e local de encontro com o grupo previsto vir de bicicletas, a partir do Gasômetro.

Reveja a bonita imagem usada no painel de sinalização do início do trajeto, no Parque Moinhos de Vento: clique aqui.

Veja imagens da concentração, da caminhada e da inauguração oficial do "Caminho dos Parques" (que contou com a presença do sr. prefeito municipal, do presidente do Banco Santander, de vereadores da cidade, autoridades e várias centenas de participantes da caminhada inicial, e de assistentes do evento de inauguração):

1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   91011,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   2021,   22,   23,   24,   25,   26,   27,   28,   29,   30,   31

Imagens da dispersão da caminhada:

1,   2,   3,   4,   5

IMAGENS DE 28/08/2001 a 02/09/2001: 

ESTEIO-RS: 

Novas imagens e informações sobre a Expointer:  veja aqui

Webmaster: lrklering@adm.ufrgs.br