Apoio:

Esta notícia:                    

Outras notícias:             

Os brasileiros chegaram

Jürgen Zimmer  

Na última sexta-feira finalmente havia chegado a hora: após preparativos de longos meses e do desembaraço de inúmeras formalidades, os seis jovens estagiários da São Vendelino, pequeno município do sul do Brasil, chegaram em St. Wendel. No aeroporto de Frankfurt eles foram recepcionados por Klaus Lauck e Jürgen Zimmer, do Círculo de Amigos alemão-brasileiro Saarland - Rio Grande do Sul. Junto com eles também estava a Rede de TV „Saarländische Rundfunk“, que está realizando um documentário sobre a permanência de um ano em St. Wendel para o programa Magazin MAG’s.  Na quinta-feira, dia 1° de agosto, às 20.15 horas, o MAG’s irá mostrar no terceiro programa como os jovens brasileiros chegaram na Alemanha e como eles passaram os primeiros dias em St. Wendel.

Os jovens têm muitos projetos para este ano: Angela Fritzen-Mertins, que ocupa uma chefia na prefeitura de São Vendelino, está realizando um estágio de um ano na prefeitura daqui. A São Vendelino brasileira é uma cidade jovem em ascensão e um centro para a prática do esporte de Mountain-Bike.  Assim, no próximo ano deverá ser realizado aqui o campeonato brasileiro de Mountain-Bike. Por isso, Angela Fritzen quer adquirir conhecimentos, especialmente de como são organizados eventos importantes em St. Wendel e como funciona o Marketing da cidade.

Os cinco jovens homens entre 21 e 27 anos ocupam uma moradia municipal, no antigo prédio do colégio da rua Niederlinxweilerstraße em Oberlinxweiler. Eles são assistidos pelo vereador Jürgen Zimmer, que também é Diretor do Círculo de Amigos alemão-brasileiro. Nos primeiros dias eles já se sentiram em casa. Assim, eles jogam no time de futebol SVO Oberlinxweiler e também querem conhecer os bombeiros voluntários. Durante seus estágios, Leandro Recktenwald, Augusto Griebler e Luciano Brückmann pretendem aperfeiçoar-se como mecânicos industriais, respectivamente na área eletrônica, na empresa Kuhn em St. Wendel. Samuel Werner realiza um estágio de um ano como mecânico industrial nas fábricas Saar em Freisen e Eusédio Chassot como especialista em construção na OBG em Ottweiler.

O Círculo de Amigos alemão-brasileiro agradece a todos que se manifestaram após a chamada, doando móveis para a moradia. Devido a enorme repercussão, infelizmente nem todas as ofertas puderam ser aceitas. Para a complementação da residência, ainda são necessários tapetes e passadeiras, como também algumas bicicletas. (Contato: Klaus Lauck, Tel. 0163-5560848 ou Jürgen Zimmer, Tel.: 06851/7463). O Círculo de Amigos dedica um agradecimento especial à cidade de St.Wendel. “Sem o apoio do prefeito Klaus Bouillon e da administração municipal, não poderíamos ter realizado o projeto de estagiários desta maneira. Esperamos que isto gere outros impulsos para a parceria entre St.Wendel São Vendelino,” declarou Klaus Lauck, presidente do Círculo de Amigos.

Jürgen Zimmer acredita que a relação entre St.Wendel e São Vendelino também é positiva para os empreendimentos do estado de Saarland: a região ao redor da São Vendelino brasileira não só tem uma infra-estrutura excelente e ligação de comunicação. Aqui as empresas alemãs também encontram profissionais que falam a língua alemã, advogados, consultores fiscais, entre outros. O Círculo de Amigos alemão-brasileiro coloca-se à disposição para a mediação de contatos de empresas que planejam negócios com o Brasil.

Régis Fritzen, Junger Zimmer e Jörg-Peter Bierach, Redator da Rede de TV “Saarländische Rundfunk”, em visita a São Vendelino

Os estagiários após a chegada em Oberlinxweiler. As crianças das redondezas logo pediram autógrafos ao “Campeão Mundial”.  Junto na foto: Wendelin Schulz, presidente da União de Comunidades de Oberlinxweiler.

Angela Fritzen Mertins