Apoio:

Esta notícia:          

Outras notícias:            

Vendelinenses recebem visita de bispo brasileiro na Alemanha

Jürgen Zimmer

O último dia 16 de novembro foi pura alegria para os 6 estagiários de São Vendelino-RS, que se encontram em Sankt Wendel, na Alemanha. Angela Fritzen Mertins, Luciano Brückmann, Leandro Rechtenwald, Samuel Werner, Augusto Griebeler e Eusédio Chassot sentiram-se honrados com a visita do bispo Dom Zeno Hastenteufel, que esteve durante uma semana visitando amigos na Alemanha. 

Dom Zeno é natural do município de Barão e, segundo ele, conhece muito bem e sente um carinho muito grande por todos os moradores de São Vendelino, pois desde a época em que ainda  morava com seus pais, todos os finais de semana, freqüentava as missas e fazia compras em São Vendelino.

Zeno Hastenteufel nasceu em 1946 na localidade de Francesa Alta, que atualmente pertence ao município de Barão. Em 1976 foi ordenado padre. Depois, foi diretor e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Em 1985 tornou-se doutor pela Universidade Gregoriana do Vaticano, tendo como tese da sua pesquisa o tema Contos da Igreja Católica. Em março daquele mesmo ano de 1985, foi consagrado Bispo da Igreja Católica e atualmente encontra-se na Arquidiocese de Frederico Westphalen.

Dom Zeno esteve durante uma semana na cidade de Lebach-Gresaubach no estado do Saarland, na Alemanha. Há 20 anos que Dom Zeno conhece esta região da Alemanha, e ali criou fortes laços de amizade.

A convite de Jurgen Zimmer, vereador da localidade de Oberlixweiler, e  Klaus Lauck, presidente da « Deutsch-Brasilianischen Freundeskreises », o bispo visitou os 6 vendelinenses, que o receberam com um saboroso churrasco, chimarrão e, como não poderia faltar, uma deliciosa caipirinha.

Dom Zeno ficou bastante surpreso ao encontrar os jovens que, segundo ele, são filhos de amigos seus muito queridos, desta terra de São Vendelino.

Como forma de agradecimento pela ilustre visita, Jurgen Zimmer presenteou o bispo com um livro que conta histórias da região do Saarland.

Dom Zeno elogiou muito o trabalho realizado entre os municípios de São Vendelino e Sankt Wendel e demonstrou interesse em apoiar o envio de outros jovens de sua arquidiocese, para também estagiarem por um ano na Alemanha.

Foto 1:  churrasco com o Bispo Zeno Hastenteufel

Foto 2: entrega de livro com histórias sobre Saarland