IMAGENS DE  24/06/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

Adeus para um dos maiores líderes gaúchos: 

  Leonel de Moura Brizola  (+ 22/06/2004)

Obras do Multipalco do Theatro São Pedro

Ao lado do Theatro São Pedro, máquinas e operários continuam trabalhando na construção do anexo ou Multipalco do Theatro São Pedro.  Continuam em construção as cortinas de concreto armado, que terão seis andares de altura. Dentro desse imenso buraco, funcionarão as garagens e as diversas salas do Multipalco.

Veja algumas imagens do andamento das obras:   1,   2,   3  4

Mais informações sobre o projeto do Multipalco podem ser obtidas em dois bons textos explicativos: da sua presidente Eva Sopher, e de Giliane Greff.

Informações adicionais sobre o Theatro São Pedro podem ser obtidas do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, bem como do próprio site da instituição.

IMAGENS DE  10/06/2004: 

FLORES DA CUNHA-RS

Tapetes coloridos de Corpus Christi

A cidade já tem uma longa tradição de enfeitar as ruas ao redor da praça central com bonitos tapetes de serragem colorida,  para louvar a passagem da procissão de Corpus Christi.  Em função da chuva, a procissão não ocorreu, mas a beleza dos tapetes encantou os fiéis e os turistas. 

    1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,

25,   26,   27,   28,   29,   30,   31

Vistas gerais da sede

Flores da Cunha é uma das cidades do Brasil com melhor qualidade de vida, que pode ser percebido pelo colorido dos prédios novos e bonitos, pelas ruas limpas e arborizadas, pela organização geral da cidade. Também é conhecida pelo polêmico nome de "terra do galo", que se originou de uma anedota pejorativa para a cidade, mas que acabou lhe atribuindo depois a própria marca. Contam que a população foi vítima de um charlatão, que lhes pregou uma "peça bem dada". Teria passado na cidade como mágico e anunciado que juntaria a cabeça decepada de um galo com o resto do corpo, fazendo-o cantar em seguida. Autoridades e o povo humilde foram verificar o "milagre" no salão de festas. Enquanto o delegado e o prefeito seguravam o corpo e a cabeça do galo, esperando em vão que se rejuntasse e cantasse,  o esperto mágico e um comparsa desapareceram para decepção da platéia, levando todo dinheiro da bilheteria. O episódio foi (e continua sendo) motivo de chacota de muitos municípios vizinhos. Todavia, anos mais tarde, um cidadão aproveitou positivamente o cômico episódio, registrando o nome "Terra do Galo" para uma bebida. A marca foi reforçada com a instalação de uma pousada com o mesmo nome. E na Festa da Uva de 1972,  para surpresa geral, as soberanas da Fenavindima desfilaram com a alegoria do galo, assumindo a história como símbolo da cidade (Fonte: Zero Hora de 17/05/2004).

    1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9

Linha 80:

O interior das colônias italianas é formado por numerosas "linhas", que constituíam divisões de lotes de terras vendidas aos novos chegados. Com o tempo, cresceram, abrigando novas cantinas, escolas, fábricas e residências, formando vilas e cidades. É claro que nunca podia faltar uma capela, para o povo se reunir e cantar (e talvez rezar), para depois jogar truco no armazém da esquina, ou bocha no clube, nas manhãs dos domingos. Veja uma típica "linha", no caminho da sede para a vila ou colônia de Otávio Rocha:  1

Distrito de Otávio Rocha:

Constitui uma típica colônia italiana, cravada no interior do município de Flores da Cunha.  Fiz muita questão de conhecer esta vila, que foi penalizada por uma decisão política injusta há alguns anos: não conseguiu levar adiante seu pleito de emancipação, tendo que amargar, contra o desejo da população, seu destino como mera vila ou colônia de Flores da Cunha. Enquanto isso, outras vilas ao redor, como Nova Pádua, tiveram a oportunidade para crescerem muito mais rapidamente, na forma de municípios autônomos, com identidade própria. Mesmo com a decepção da população (que suspendeu por alguns anos a sua festa da colônia), mantém uma aparência muito bonita, transpirando ares de uma colônia italiana antiga e bem típica (com restaurantes para turistas, casas antigas reformadas, jardins e ruas caprichadas). Pena é que, certamente, sua sina seja de permanecer uma pequena e típica colônia italiana, interessante para se ver e admirar, mas sem as mesmas chances que outros distritos ao redor que se emanciparam e despontam como pequenos e dinâmicos municípios bem sucedidos.

Imagens:     1,   2,   3,   4,   5,   6,   7

 =>   Outras informações sobre Flores da Cunha-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

NOVA PÁDUA-RS

Constitui um pequeno município emancipado em 1992, que ostenta uma excelente qualidade de vida, e uma das maiores densidades de veículos por habitante do Brasil.

   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8

 =>   Outras informações sobre Nova Pádua-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

ANTÔNIO PRADO-RS

A cidade foi fundada em 1886. Chega-se a ela por uma estrada asfaltada, provinda do município de Flores da Cunha. A estrada atravessa o Rio das Antas pela ponte dos suspiros (de tanto tempo esperado para vê-la concluída). A travessia do Vale do Rio das Antas é deslumbrante. Antes da construção da BR-116, em meados do século passado, a cidade funcionava como posto avançado de abastecimento da região dos Campos de Cima da Serra, já no outro lado (norte) do Rio das Antas. Por isso, foram construidas muitas casas de dois pisos, em que no andar térreo funcionava a loja ou atividade de uma família e, no andar de cima, a moradia.  Com a construção da BR-116, que não incluiu a cidade no traçado, perdeu a condição de centro comercial, permanecendo estagnada economicamente durante várias décadas.

Todavia, preservou seus casarões, e atualmente possui 46 prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que constituem o maior e mais completo conjunto arquitetônico da colonização italiana no Brasil. O acervo forma um verdadeiro museu aberto da história de vida dos imigrantes italianos, a maioria dos quais era de origem vêneta. As casas de dois pisos se destacam pelo uso de lambrequins, que são nervuras de madeira nas suas portas e janelas, ressaltando desenhos do passado. Dentre as casas que se destacam, citam-se a "Casa da Néni" e a Farmácia Palombini, que ainda usa armários da época dos imigrantes.

A cidade é muito lembrada no Brasil porque foi escolhida para ser cenário de parte do filme O Quatrilho, do diretor Fábio Barreto, que foi sucesso de bilheteria do cinema nacional.

Mais informações turísticas do município podem ser obtidas na sua página virtual de turismo.

Imagens captadas no dia:

    1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12

 =>   Outras informações sobre Antônio Prado-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  06/06/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

6a. Corrida para Vencer o Diabetes

Cerca de 5 mil pessoas participaram da Corrida contra o Diabetes, das mais de 17 mil que se inscreveram para colaborar na compra de equipamentos e programas de combate ao diabetes. Todos os que completaram o percurso de 4km na área próxima ao Parcão receberam medalhas.

Imagens da largada:   1,   2,   3,   4

IMAGENS DE  30/04/2004: 

PASSO FUNDO-RS

Constitui a cidade-pólo da região do Planalto Médio gaúcho. É a cidade natal de um dos mais conhecidos cantores regionalistas gaúchos: Teixerinha. Dali, também se originaram empresas importantes do Estado, como as redes Zaffari de supermercados.

   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8

 =>   Outras informações sobre Passo Fundo-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

MORMAÇO-RS

Constitui uma pequena cidade-satélite do município-pólo de Passo Fundo, que foi recentemente emancipado.

1,   2,   3,   4

 =>   Outras informações sobre Mormaço-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  01/04/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

Formação de nevoeiro sobre a parte baixa da cidade, junto ao Lago Guaíba:    1,   2

IMAGENS DE  21/03/2004: 

BENTO GONÇALVES-RS

Imagens do distrito turístico de "Vale dos Vinhedos",  que se destaca pela presença de importantes e conhecidas vinícolas:  

1,   2,   3,   4,   5

 =>   Outras informações sobre Bento Gonçalves-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  20/03/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

Rescaldo do incêndio da "Vila dos Papeleiros",  a mais pobre da cidade (tristeza e desolação das pessoas procurando pertences pessoais e instrumentos de trabalho entre os escombros):    1,   2,   3,   4,   5,   6

O incêndio ocorreu na madrugada do dia 18/03/2004, desabrigando cerca de 600 pessoas, de 217 famílias. O fogo consumiu cerca de 80% das casas da vila, cujos moradores viviam principalmente do recolhimento e venda de lixo. Quatorze carros de bombeiros foram acionados para combaterem o fogo, que começou por volta da 1h30min. da manhã e que foi controlado somente pelas 4hs. 

IMAGENS DE  13/03/2004: 

SÃO FRANCISCO DE PAULA-RS

Imagens do caminho em direção aos Aparados da Serra:    1,   2,   3,   4

 =>   Outras informações sobre São Francisco de Paula-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

CAMBARÁ DO SUL-RS

Vista de uma cidade bucólica,  posicionada na entrada dos Aparados da Serra:    1

Cânion do Itaimbezinho:   1,   2,   3,   4,   5,   6

Cânion da Fortaleza:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17

 =>   Outras informações sobre Cambará do Sul-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  13/03/2004: 

CAXIAS DO SUL-RS

Festa da Uva de 2004

Parque de Exposições:    1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24

Desfile alegórico noturno ("corso"):      1,   2,   3  4

 =>  Outras informações sobre Caxias do Sul-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  11/03/2004: 

SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ-RS

Imagens da área do antigo porto fluvial (junto ao rio Caí), que era um importante entreposto de produtos coloniais no passado (entre 1850 e 1950, até o surgimento da estrada RS-122 entre Scharlau e Caxias do Sul-RS). Desse porto, os migrantes italianos desembarcavam rumo à região da serra gaúcha, formando cidades conhecidas e importantes, como Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Veranópolis (que anteriormente se chamava Alfredo Chaves). Nesta área do porto, se originaram empresas conhecidas do cenário gaúcho, como Oderich e Lojas Renner. Outras imagens apresentadas são de ruas do centro.

 1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10

 =>   Outras informações sobre São Sebastião do Caí-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  05 a 09/03/2004: 

BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC

Constitui a praia preferida pelos turistas do Prata e do Paraguai. Mas também recebe muitos paulistas, matogrossenses, gaúchos  e estrangeiros. É uma das mais badaladas e com melhor infraestrutura do Brasil. Também é conhecida pelo nome de "Pequena Copacabana". Possui expressiva quantidade de prédios luxuosos.

- Imagens gerais da praia do centro e próximas:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18

- Imagens de fachadas de edifícios:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,  

17, 18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,   25,   26,   27,   28,   29,   30,   31,   32,   33,   34,   35,   36,   37,   38

- Imagens de passeio com bondinho aéreo:   1  2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11

IMAGENS DE  01 a 04/03/2004: 

IMBITUBA-RS

Imagens do porto (mais importante de SC)  e da praia do centro: 

   1,   2,   3  4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17

IMAGENS DE  26/02/2004: 

XANGRI-LÁ-RS

Imagens de casas bonitas, da mais charmosa das praias gaúchas: Atlântida: 

   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,  

25,   26,   27,   28,   29,   30,   31,   32,   33,   34,   35,   36,   37,   38,   39,   40,   41,   42,   43,   44,   45,   46,

47,   48,   49,   50,   51,   52,   53,   54,   55,   56,   57,   58,   59

 =>   Outras informações sobre Xangri-lá-RS podem ser obtidas no site do NUTEP,  clicando aqui.

IMAGENS DE  03/02/2004: 

PORTO ALEGRE-RS

Obras do Multipalco do Theatro São Pedro

Ao lado do Theatro São Pedro, máquinas e operários continuam trabalhando para elevar uma das obras mais significativas para a cultura gaúcha e brasileira: do anexo ou Multipalco do centenário Theatro São Pedro. 

Quase todo anexo será enterrado seis andares para baixo, e por isso estão sendo erguidas cortinas de concreto armado, para conter a terra do imenso buraco que está sendo aberto. 

Veja algumas imagens do andamento das obras:   1,   2,   3  4,   5,   6

Mais informações sobre o projeto do Multipalco podem ser obtidas em dois bons textos explicativos: da sua presidente Eva Sopher, e de Giliane Greff.

Informações adicionais sobre o Theatro São Pedro podem ser obtidas do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, bem como do próprio site da instituição.

Webmaster: lrklering@ea.ufrgs.br