IMAGENS DE 31/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Novas imagens da Praça da Matriz, multicolorida pela floração dos guapuruvus, das grevilhas e dos jacarandás:  1,   2,   3,   4,   5,   6

Novas imagens da 47a.  Feira do Livro:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8  (veja, também, imagens anteriores da Feira, clicando aqui)

Silhueta da sede do Banco do Estado do Rio Grande do Sul:  1

Edificações ao redor da Praça da Alfândega, onde está sendo realizada a 47a. Feira do Livro, até o dia 16/11/2001:  1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8

Imagens externas do antigo prédio dos Correios e Telégrafos (atualmente transformado em "Memorial do RS"):  1,   2,   3

Antiga Delegacia Fiscal (atual Museu de Artes do Rio Grande do Sul - MARGS),  construído em estilo "abarrocado":   

O prédio do atual MARGS foi projetado pelo notável arquiteto alemão Theodor Wiederspahn; constitui um dos mais ricos, memoráveis e conservados prédios históricos da cidade. Disputa esta posição com o prédio do Santander Cultural, que foi construído um pouco mais tarde, em estilo mais portentoso e com maior influência das idéias positivistas. Junto com outros prédios históricos do centro da cidade, voltados a funções culturais, Porto Alegre consolida-se na posição de referência histórica, cultural e turística do país.  Daqui a alguns meses, terá o acréscimo do antigo prédio da "Companhia Força e Luz" (atual CEEE), que constituirá um novo Centro Cultural, em plena rua da praia, em homenagem a Érico Veríssimo, que foi um dos maiores escritores do Brasil, autor de notáveis obras como "O Tempo e o Vento". Dentre os prédios históricos junto à Praça da Alfândega que carecem de recuperação, citam-se o Palácio do Comércio e do antigo Cine Guarany.

Veja, adiante, imagens do MARGS; as imagens de elementos arquitetônicos internos foram obtidas com a devida e atenciosa permissão da direção. 

1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,   25,   26

IMAGENS DE 28/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Novas cores da primavera:  

Com o transcorrer da primavera, as ruas e parques da cidade estão tomadas por árvores vivamente floridas; destacam-se os jacarandás (em fase de despedida) e guapuruvus, mas também aparecem com suas cores, aqui e acolá, três marias, corticeiras-do-banhado, tipuanas e outras espécies; veja que festival de cores: 

- guapuruvus:  1,   2,   3,   4,   5,   6

- tipuanas (presentes em profusão na rua José Bonifácio, popularmente conhecida como "rua do brique"):  1,   2,   3,   4,   5

- corticeira-do-banhado:  1

- três-marias:  1,   2,   3

IMAGENS DE 27/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

1o. Fórum Mundial da Educação:  

De 24 a 27 de outubro, Porto Alegre foi palco desse evento mundial,  prestigiado por mais de 10 mil pessoas, oriundas dos mais diferentes países, para debater projetos político-pedagógicos e experiências de sucesso. O evento foi promovido pela Prefeitura da Porto Alegre, em conjunto com diversas secretarias, Universidades, ONGs e outras organizações. No encerramento, foi publicada a "Carta de Porto Alegre pela educação pública para todos". Veja imagens do encerramento:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7

Informações adicionais podem ser obtidas no site específico do evento; para acessar, clique aqui.

IMAGENS DE 26/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Alvorecer:   1,   2

Veja coleção de alvoreceres anteriores, clicando aqui

47a. Feira do Livro:  

Neste ano, esse marcante e peculiar evento da cidade está sendo realizado entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro. A Feira ocupa uma área de 6,2 mil m2 cobertos, junto à Praça da Alfândega, entre as ruas da Praia e Siqueira Campos. A entrada é franca e a visitação pode ser feita das 13 às 21h.  Na opinião do presidente da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), sr. Paulo Flávio Ledur, a popularidade da Feira, na capital mais culta do país (em que 1/5 dos seus chefes de família tem mais de 15 anos de estudo) acontece em função da coerência ou sintonia entre o estilo "largado" do gaúcho e o jeito despachado como os livros são colocados no caminho dos leitores.  A magia da Feira se abastece de múltiplas outras razões: pela natureza ao redor em festa (é época da primavera, e a praça está tomada pelas cores das flores dos jacarandás e dos guapuruvus),; pelas oportunidades de prestigiar e falar com escritores, novos e consagrados;  pelos encontros dos amigos do livro, dos executivos de escritórios próximos e de outros profissionais nos bares montados junto à Feira, para tomar um chopp gelado nos finais de tarde (e, possivelmente, curtir uma curta sensação de ser boêmio e culto); pelos espetáculos culturais; pela variedade de livros ofertados; pelos brincalhões; pelas ruidosas conversas dos grupos de crianças e visitantes do interior; pelo universo em exposição.

O patrono da Feira de 2001 é o escritor Armindo Trevisan, autor consagrado de livros. O Estado brasileiro homenageado é Minas Gerais; o país homenageado é o México; e os "imortais" homenageados são os poetas Mário Quintana e Carlos Drumond de Andrade. Com o apoio da Gerdau, a CRL convidou o prestigiado artista plástico Xico Stockinger a produzir uma escultura em bronze, que ficará na praça, junto a figuras históricas de generais e de políticos. A escultura ilustra os poetas conversando numa praça. Mário Quintana era natural da cidade gaúcha de Alegrete, mas gostava imensamente de Porto Alegre, onde viveu grande parte da sua vida, principalmente no antigo Hotel Majestic, que atualmente constitui o Centro de Cultura Mário Quintana. Era comum vê-lo caminhando anonimamente pelas ruas da cidade (as pessoas não queriam importuná-lo). Produziu encantadoras poesias sobre a cidade, sobre o amor e sobre as crianças. Para homenageá-lo, tomamos a liberdade de reproduzir a poesia de sua autoria, que é a  preferida pelos portoalegrenses; veja aqui.

Veja, adiante, imagens iniciais da Feira:    1,   2,   3,   4,   5,   6,   7

IMAGENS DE 25/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Pôr-do-sol:   1

Veja coleção de pores-do-sol anteriores, clicando aqui

IMAGENS DE 24/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Praça da Matriz multicolorida, pela floração dos jacarandás, dos guapuruvus e das grevilhas:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7

Antigo prédio dos Correios e Telégrafos (atualmente transformado em "Memorial do RGS"), construído em estilo "abarrocado":   1,   2

O prédio foi projetado pelo notável arquiteto alemão Theodor Wiederspahn (mais conhecido como "Theo Wiederspahn"), que deixou sua marca em vários outros prédios conhecidos e históricos da cidade, como: Delegacia Fiscal (atual MARGS), Banco da Província, Hotel Majestic (atual Centro de Cultura Mário Quintana), Edifício Chaves, Cine Guarany, Cervejaria Brahma (que será transformado em Shopping Center temático), Central Telefônica Ganzo, Edifício Ely, Bier e Ulmann, Moinho Chaves, Hospital Moinhos de Vento, e outros.

  Theodor Wiederspahn nasceu na Alemanha, em 19/02/1878. Formou-se na Escola de Construção de Wiesbaden, em 1894.  Migrou para o Brasil em 1908, para trabalhar na Viação Férrea, que não ocorreu por problema de contrato.  Passou, então, a trabalhar como arquiteto do Escritório de Engenharia do engenheiro Rudolf Ahrons (portoalegrense, que se formou engenheiro civil na Escola Politécnica de Berlim, em 1903), onde trabalhou até 1914, quando a firma foi fechada por causa da 1a. guerra mundial.  Após a guerra, fundou sua própria firma, que faliu em 1930, por causa da crise que assolou a economia mundial naquela época.

Em 1933, com a exigência de registro profissional, foi rebaixado para a categoria de "construtor licenciado". Passou, então, a trabalhar para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, onde teve suas atividades novamente interrompidas durante a 2a. guerra mundial,  em função de perseguições políticas. 

Faleceu em 12/11/1952, aos 74 anos.

O antigo prédio dos Correios e Telégrafos teve sua construção iniciada em 21/02/1911 e finalizada em 1913 (usa inauguração oficial ocorreu em 24/04/1914). 

O prédio tem 1688 m2, e consta ter sido o primeiro prédio de concreto armado de Porto Alegre. Foi erguido numa área aterrada do Guaíba, e foi construído pelo escritório de engenharia de Rudolf Ahrons. Recebeu forte influência alemã, visível pelas linhas abarrocadas. Possui quatro torres assimétricas, com cúpulas em forma de bulbo, numa estilização dos capacetes do exército prussiano. "As saliências e reentrâncias dos elementos decorativos das fachadas (máscaras, guirlandas, anjos, brasões etc.) produzem um jogo de luzes e sombras que realçam a movimentação das formas". 

(Fonte: Memorial do Rio Grande do Sul).

IMAGENS DE 22/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Manhã com sol claro e céu azul de anil (imagens captadas às 8hs e às 10 hs):    1,   2,   3,   4

Agora é a vez do amarelo dos guapuruvus: 

- guapuruvus floridos enfeitam diversos pontos da cidade:  1,   2

- guapuruvus também se manifestam vivamente na Praça da Matriz:   1,   2,   3,   4,   5

Edel Trade Center - arquitetura arrojada e moderna:  1

Largo dos Açorianos ou Praça dos Açorianos; novas imagens:   1  2,   3,   4,   5,   6

IMAGENS DE 21/10/2001: 

SÃO VENDELINO-RS:  

7a. Kerbfest:

Nos dias 20, 21, 27 e 28,  a alegria vai tomar conta desse pequeno município (com cerca de 1.700 habitantes), que também se autointitula "Pequeno Paraíso".  Dentre diversas atrações, citam-se animações de bandinhas, shows de bandas (inclusive uma da região alemã de "Sankt Wendel"), danças folclóricas, comidas típicas, muito chopp, café colonial, exposição industrial e comercial, feira de artesanato e de produtos coloniais e demonstração de paraglider.

O território desse pequeno e próspero município foi colonizado pelos idos de 1850,  por imigrantes vindos,  em sua maioria, da região alemã de "Sankt Wendel"; desde sua emancipação em 1988, foram envidados esforços para reforçar sua identidade, revalorizar suas raízes culturais,  bem como seu patrimônio histórico e social; uma das iniciativas tomadas na gestão do 1o. prefeito municipal foi copiar a tradição alemã, de promover festas populares nas ruas e praças centrais. Para tanto, foi criada, em 1991,  a 1a. Kerbfest, instalando um lonão em plena rua principal. O início foi muito tímido; seu baile de inauguração não conseguiu reunir muitas pessoas. Todavia, a iniciativa tocou na auto-estima da população, e de lá para cá muitas coisas mudaram; para a 7a. Kerbfest, são esperadas mais de 20.000 pessoas.

Veja algumas imagens iniciais desta bonita festa:

1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   11,  12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24,   25,   26,   27,   28,   29,   30

A programação do último fim-de-semana do "Kerbfest" (dias 27 e 28 próximos) pode ser acessada clicando aqui.

 =>   Outras imagens e documentários sobre São Vendelino-RS:  veja clicando aqui

BOM PRINCÍPIO-RS:  

Cores da Primavera:

Veja estas bonitas imagens da primavera, captadas na localidade de Piedade:  1,   2,   3

Casa típica da região:

Os colonos alemães que vieram ocupar a região do Vale do Caí (no Estado do Rio Grande do Sul)  provinham em sua maioria do Vale do Reno (situado no lado ocidental da Alemanha); por isso, construíam casas mais simples (que os bávaros do sul), que se caracterizavam, também,  por um costume peculiar aprendido no Brasil: as cozinhas eram separadas do restante das casas (com quartos de dormir e sala de visitas), com a finalidade principal de prevenir incêndios. Veja como era uma cozinha antiga típica:  1

IMAGENS DE 20/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Mais cores da primavera:

- amarelo de guapuruvus floridos:  1,   2

- vermelho de corticeiras-do-banhado floridas:  1,   2,   3,   4,   5,   6

Largo dos Açorianos ou Praça dos Açorianos:   1,   2

Esta praça (ou largo) foi construída sobre área aterrada do Rio Guaíba. Nesta praça, está preservada uma ponte de pedra, que ligava o centro da cidade com a zona sul; foi construída por escravos entre 1842 e 1848. O Monumento aos Açorianos foi construído em 1973; constitui um trabalho em aço, criado pelo artista gaúcho Tenius, homenageando a chegada dos 60 casais de açorianos a Porto Alegre, em 1752.

3a. Bienal de Artes Visuais do Mercosul: 

O evento iniciou dia 15/10 e estender-se-á até o dia 16/12/2001. Constitui a maior exposição de arte do sul do Brasil. Um total de 125 artistas, do Brasil e do exterior, estão expondo suas obras em vários palcos da cidade: na "cidade de containers", MARGS (Museu de Arte do RGS), Memorial do RGS, Parque Maurício Sirotzky Sobrinho, Hospital Psiquiátrico São Pedro, Santander Cultural e Usina do Gasômetro.  Estima-se um público visitante superior a 500 mil.  O presidente da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é o renomado médido Ivo Nesralla. 

Veja algumas imagens iniciais, das áreas de exposição e de obras expostas ao ar livre, na "cidade de containers" e no Parque Maurício Sirotzky Sobrinho:  

1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22

Informações adicionais dos artistas e das obras expostas podem ser obtidas no site do evento: http://www. bienalmercosul.art.br

Vistas de Porto Alegre, a partir das áreas de exposição de obras de arte da 3a. Bienal do Mercosul, na "cidade dos conteiners" e no Parque Maurício Sirotzky Sobrinho:

- Veja a cidade pelos lados do Rio ou Lago Guaíba; e surpreenda-se com estas surpreendentes imagens da cidade, obtidas numa tarde de sol e céu azul:

1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   12,   13,   14,   15,   16,   17,   18,   19,   20,   21,   22,   23,   24

 

IMAGENS DE 14/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Cores da primavera:

- (mais) azul de jacarandás floridos:  1,   2,   3  (comuns em muitas ruas da cidade, como na Anita Garibaldi)

- amarelo de guapuruvus floridos:  1,   2,   3   (encontráveis em lugares como na Av. 24 de outubro, Parque Moinhos de Vento, Largo dos Açorianos) 

- amarelo-marrom (das panículas) das sibipirunas floridas:  1,   2,   3  (encontráveis na Av. Vasco da Gama, no bairro Bom Fim) 

- amarelo-alaranjado de grevilhas floridas:  1,   2   

- vermelho de corticeiras-do-banhado floridas:  1,   2   

Residências expressivas do bairro Moinhos de Vento:  1,   2,   3

Disputas de lugares com sol, por tartarugas que vivem no pequeno lago localizado no centro do Parque Moinhos de Vento:  1,   2,   3,   4,   5

(a propósito, quantas tartarugas se "acotovelam" sobre o tronco da árvore caída na água, nesta foto clicada em 26/08/2001?)

 

IMAGENS DE 12/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

- imagens de caminhada no Parque Moinhos de Vento (popularmente conhecido como "Parcão"):   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7,   8,   9,   10,   12,   13  (flor de árvore denominada mimo-de-vênus)

O nome do Parque origina-se de um moinho de vento, que existia nas imediações da atual confluência da av. Independência com a rua Ramiro Barcelos. Anteriormente, constituía um hipódromo, que se tornou pequeno em meados do século passado, obrigando o Jockey Club a procurar outro local (no bairro Cristal); ocorreu, então, grande empenho da imprensa e da Câmara Municipal, por meio do jornalista Alberto André e dos vereadores Germano Petersen Filho e Marino dos Santos, para transformar o local em área verde pública. Em 10 de setembro de 1962, o prefeito Loureiro da Silva assinou o decreto de desapropriação. Em 09 de novembro de 1972, o Parque de 115 mil m2 foi inaugurado, com o nome de Parque Moinhos de Vento. O Parque está dividido em dois setores pela 2a. Avenida Perimetral (inaugurado conjuntamente com o Parque), tendo o primeiro predominância de equipamentos esportivos; e o segundo, mais utilizado para caminhadas, caracterizando-se pelas funções de recreação e lazer contemplativo (Fonte: Atlas Ambiental de Porto Alegre, publicado pela UFRGS, PMPA e INPE, sob a coordenação de Rualdo Menegat).

- jacarandás que enfeitam de azul ruas e praças da cidade:   1,   2,   3,   4,   5,   6

IMAGENS DE 10/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

- jacarandás floridos enfeitam de azul a principal praça da cidade (Praça da Matriz); veja que imagens bonitas:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7

 - no sul, tudo está azul ("alles blau") na tarde desse dia primaveril (para o maior gáudio geral da torcida gremista,  ou seja, do Grêmio FBPA);  veja estas magníficas paisagens da capital gaúcha:   1,  2  3,   4,   5,   6,   7

 - e veja, também, bonitas imagens do pôr-do-sol, no final da tarde, quando tudo avermelhou (para consolo dos colorados, torcedores do S.C. Internacional):   12  3,   4,   5,   6; outros pores-do-sol podem ser acessados,  clicando aqui.

 

IMAGENS DE 09/10/2001: 

BRASÍLIA-DF

Esforço concentrado pelas emancipações

Coordenado pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do RS e pela Comissão Gaúcha de Áreas Emancipandas e Anexandas, foi realizado um Encontro Nacional de Áreas Emancipandas,  visando sensibilizar lideranças políticas, para que seja melhor adequada a regulamentação prevista para a Emenda Constitucional número 15/96, para atender às expectativas das áreas emancipandas do país.  No RS, existem 110 áreas com interesse em se emancipar (vide relação, clicando aqui); representantes de 39 áreas emancipandas do RS deslocaram-se em dois ônibus para a capital federal, viajando mais de 35 horas (somente na ida); também estiveram presentes delegações de Minas Gerais, Mato Gosso do Sul e São Paulo; várias lideranças políticas de outros Estados, principalmente de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, juntaram-se aos esforços dos gaúchos.

Veja imagens de alguns momentos do encontro:   1,   2,   3,   4,   5,   6,   7

Dentre os deputados estaduais e federais gaúchos que marcaram presença no evento,  citam-se: Giovani Cherini (presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do RS, que coordenou a reunião no Auditório Nereu Ramos e liderou o grupo na audiência com o presidente da Câmara Federal, Deputado Aécio Neves), Osvaldo Biolchi, José Gomes, Osmar Severo, Airton Dipp, José Augusto Nardes, Fetter Júnior, Mendes Ribeiro Filho e Pompeo de Mattos. Também estiveram presentes: Ilmo Santos, reitor da Universidade de Passo Fundo; prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios dos Estados do RS, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Na parte da manhã, foi feita uma apresentação sobre o impacto das emancipações no desenvolvimento sócio-econômico do Estado do RS, que pode ser acessada, clicando aqui.

Para o dia 07/11/2001, ficou marcada uma nova reunião com representantes de todas as Assembléias Legislativas do país, visando agrupar as diferentes demandas e expectativas, numa proposta consensual de regulamentação da emenda 15/96.

IMAGENS DE 06/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Final do dia e pôr-do-sol sobre o Lago Guaíba:  1,   2,   3,   4

(veja outros magníficos pores-do-sol, clicando aqui)

IMAGENS DE 05/10/2001: 

PORTO ALEGRE-RS:  

Em outubro, é a vez dos jacarandás florirem:

 No sul do Brasil, ipês-roxos (com flores de tonalidades roxa, rosa e violácea) florescem no final do mês de agosto, tingindo de cor ruas e  praças (vide aqui imagens); agora, no mês de outubro, é a vez dos jacarandás tingirem de roxo ruas e praças, como a da Matriz; quando isso ocorre,  sabe-se que o tempo de outro importante evento do calendário da cidade se aproxima: da sua famosa e grandiosa Feira do Livro, junto à Praça da Alfândega.  Veja imagens ilustrativas iniciais:   1,   2

Webmaster: lrklering@adm.ufrgs.br